TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inspeção e Manutenção de Equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndios

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.346 Palavras (18 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 18

Disciplina: Inspeção e Manutenção de Equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndios

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Unidade 4. Envio de arquivo

Pontuação: 15 pontos

Tarefa 4

As Normas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações, instruções e resoluções dos bombeiros militares dos diversos estados da federação são muito variadas e complexas e também abordam diferentes assuntos. Desse modo, a fim de aprofundar o estudo em um dos sistemas de proteção que julgamos mais importantes para o primeiro combate a um princípio de incêndio, que é a proteção por extintor de incêndio, façam um estudo aprofundado da NBR 12693/2013, da Instrução Técnica n.° 21/2018 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMSP) e da Resolução Técnica n.°14/2016 do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio Grande do Sul, disponíveis na biblioteca da disciplina, de forma que possamos fazer um comparativo do que está previsto na NBR e respectivas ITs e RTs. Nesse comparativo deve ser abordada as diferenças e as similaridades no tocante a:

  1. Requisitos;
  2. Seleção e distribuição dos extintores nas edificações e instalação;
  3. Capacidade extintora mínima para cada tipo de extintor portátil, para que se constitua uma “unidade extintora”;
  4. Capacidade extintora e distribuição para riscos das classes A, B e C.

a) Requisitos

- Os extintores devem ser mantidos com sua carga completa e em condições de operação, instalados nos locais designados.

- Devem estar em localização de fácil acesso, preferencialmente instalados em caminhos normais, não devem ser instalados em escadas; Na RT 14/2016 menciona que além de não poder ser instalados em escadas, também não podem ser instalados em rampas (5.2.2)

- Abrigado em locais não fechados, superfície transparente, ** exceto no caso de local com vandalismo, onde poderá ser fechado as chaves, porem de fácil acesso a sua abertura; Na IT 21/2018 menciona que a chave deve ser de segredo único e também que o bombeiro deverá avaliar se o local realmente sofre vandalismo.

- Devem estar desobstruídos e sinalizados conforme normas.

- Extintores portáteis devem estar em suportes ou abrigos, extintores sobre rodas que forem instalados em local que sofra com o tempo, deverá estar devidamente abrigado e protegido.

- Os extintores instalados em condições onde podem ocorrer danos físicos devem estar protegidos contra impactos.

- Extintores portáteis instalados com alça na altura máxima de 1,60m e base no mínimo a 0,10m do piso.

- É permitida a instalação de extintores em abrigo ou sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso. Mencionado somente na IT 21/2018 (5,2,1,2)

- Quando instalado no local designado o quadro de instruções deve estar localizado na parte frontal do extintor em relação à sua posição de instalação.

- Os extintores não devem ser instalados em locais de temperatura fora da faixa de operação, ou onde possam sofrer com excesso de fonte de calor.

- Deve haver um extintor a não mais de 5m distante da porta de acesso principal, entrada de pavimento ou entrada de área de risco.

- Para proteção de locais fechados, tais como: salas elétricas, compartimentos de geradores/transformadores, salas de máquinas, casa de bombas, pequenas salas ou depósitos entre outros, os extintores devem ser instalados no lado externo, próximo à entrada destes locais, respeitando-se as distâncias máximas a serem percorridas.

- São aceitos extintores com acabamento externo em material cromado, latão ou metal polido, desde que possuam marca de conformidade expedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro). Mencionado somente na IT 21/2018 (5,2,1,9)

b) Seleção e distribuição dos extintores nas edificações e instalação

- A seleção de extintores para uma dada situação deve ser determinada pela característica e tamanho do fogo esperado, tipo de construção e sua ocupação, risco a ser protegido, as condições de temperatura do ambiente, e outros fatores.

- Os extintores devem ser selecionados para fogo da classe de risco a ser protegido.

- Para a proteção de fogo classe A, devem ser selecionados extintores com grau de capacidade extintora A adequado.

- Para a proteção de fogo classe B, devem ser selecionados extintores com grau de capacidade extintora B adequado.

- Para a proteção de fogo classe B envolvendo gases inflamáveis, devem ser selecionados somente extintores com carga de pó.

- Para a proteção de fogo classe C, devem ser selecionados extintores que atendam ao ensaio de condutividade elétrica.

- Os extintores de incêndio sobre rodas devem ser instalados para a proteção de áreas de alto risco onde seja necessário alta vazão de agente extintor, maior tempo de descarga e alcance de jato e maior quantidade de agente extintor. Tais como: postos de abastecimento de combustíveis ou inflamáveis, helipontos, heliportos, subestação elétrica e outros locais onde houver manipulação e/ou armazenamento de explosivos, inflamáveis ou combustíveis cujos reservatórios não sejam enterrados. Essa segunda parte é mencionada somente na NBR 12693/2013 (6.2.6)

- Não é permitida a proteção de edificações ou áreas de risco de incêndio unicamente por extintores sobre rodas. Mencionado somente na RT 14/2016 (5,4,5,2)

- Não é permitida a proteção de edificações ou áreas de risco unicamente por extintores sobrerrodas, admitindo-se, no máximo, a proteção da metade da área total correspondente ao risco, considerando o complemento por extintores portáteis, de forma alternada entre extintores portáteis e sobrerrodas na área de risco. Mencionado somente na IT 21/2018 (5,2,2,1)

- O emprego de extintores sobrerrodas é considerado como proteção efetiva em locais que permitam o livre acesso. Mencionado somente na IT 21/2018 (5,2,2,2)

- A proteção por extintores sobrerrodas deve ser obrigatória nas edificações de risco alto onde houver manipulação e ou armazenamento de explosivos e líquidos inflamáveis ou combustíveis, exceto quando os reservatórios de inflamáveis ou combustíveis forem enterrados. Mencionado somente na IT 21/2018 (5,2,2,4)

- Os extintores devem estar lacrados, com a pressão adequada e possuir selo de conformidade concedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro). Mencionado somente na IT 21/2018 (5,3,1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com