TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de combate ao uso do crack na região de Curvelo

Tese: Medidas de combate ao uso do crack na região de Curvelo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

2 . Medidas de combate ao uso do crack na região de Curvelo .

O Crack já esta disseminado em varias regiões do pais , como as grandes metrópoles , cidades de grande e pequeno porte , não excluindo também a zona rural . Portanto esta epidemia, como já é tratada pelo ministério da saúde . Precisa de medidas para o combate desta droga que vêem consumindo a saúde de milhões de brasileiros . Para isso o ministério da saúde tem tomado medidas de acordo com a demanda e necessidade de cada região.

Como na região de Curvelo cidade do interior de Minas Gerais , não é diferente no que se trata de usuários de crack aprofundaremos um pouco para sabermos um pouco mais como é o enfrentamento desta droga aqui na região, foram consultados bancos de dados da secretaria municipal de saúde alem de órgãos de segurança publica o Cras , alem de clinica de reabilitação . Vamos conhecer logo abaixo as medidas que são tomadas no município de Curvelo referente ao combate do crack .

2.1 PROERD

O programa educacional de resistência as drogas e a violência ou o PROERD é um programa realizado pela Policia Militar de Minas Gerais com policias militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas .

2.2 Clinica de reabilitação

Na cidade de Inimutaba fica situada a clinica de reabilitação de nome Associação de Amparo Social e Cultural de Curvelo . Esta entidade que visa atender os dependentes químicos de Curvelo Inimutaba e região esta clinica foi fundada pela Igreja Betel e não tem fins lucrativos , ela é mantida através de doações . Lá os internos tem terapias ocupacionais como : laborterapia ,grupo de ajuda , orações e oficina alem apoio psicológico .

2.3 CRAS

O CRAS ,ou seja Centro de Referencia de Apoio Social é uma entidade estatal localizado em areas de maior vulnerabilidade social destinadas ao atendimento sócio familiar , no enfrentamento do crack tem como missão , fazer o acolhimento e o acompanhamento do usuario e fazer encaminhamento para as redes de proteção que no caso são as clinicas de reabilitação . Alem de acompanhamento familiar e individual e inserção em grupos de convivência .

2.3 CAPS

O Centro de Apoio Psico Social como é conhecido o CAPS , são Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com