TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalaçao De Celulas Fotovoltaicas

Dissertações: Instalaçao De Celulas Fotovoltaicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Justificativa

Na produção de energia elétrica o Brasil utiliza as usinas hidrelétricas, mas quando as chuvas não são suficientes para a produção é preciso utilizar as usinas termelétricas. Porém a utilização das termelétricas gera um impacto ambiental muito grande, uma vez que contribuem para o aumento do aquecimento global. A produção de energia elétrica através de células fotovoltaicas é uma saída para diminuir os problemas ambientais causados pelas termelétricas.

Então é necessário que as pessoas saibam da importância da energia solar para assim começarem a utilizar não só para ter uma redução na conta de energia e também reduzir a poluição ambiental. O IFPE Campus Recife dispõe de espaço para instalação de equipamentos de aproveitamento da energia solar, por isso será interessante que o IFPE produza sua própria energia.

Objetivos

Geral

Esclarecer a sociedade sobre os benefícios da utilização de células fotovoltaicas para produzir energia.

Específicos

Fazer com que o IFPE instale células fotovoltaicas.

Reduzir os gastos e a poluição do IFPE.

Problema

Onde construir o sistema de aproveitamento de energia solar no IFPE Campus Recife¿

Hipótese

Utilizar uma área do bloco “g” que tem pouco uso nos semestres. Assim não haveria problemas quanto a circulação de alunos na área.

Fundamentação teórica

A conversão direta da energia solar em energia elétrica. Isto é possível pelo aproveitamento da energia solar incidente sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores, que compõe os painéis solares fotovoltaicos. O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar.

Um sistema fotovoltaico é capaz de transformar a energia solar em energia elétrica e contribuir para a economia de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.

Disponível em: http://www.aenergiasolar.com.br/. Acessado em 29 de junho de 2014 às 11h e 18minutos.

Em termos de produção de eletricidade, os painéis fotovoltaicos devolvem a energia empregue na sua construção em cerca de três anos, e emitem, relativamente a uma central térmica convencional, cerca de 20% menos CO2 para a mesma quantidade de eletricidade produzida.

Os impactos ambientais mais importantes ocorrem nas fases de produção, construção e desmantelamento dos sistemas. Na construção de células fotovoltaicas utilizam-se diversos materiais perigosos para o ambiente e saúde e é consumida uma quantidade apreciável de energia, a que está ligada a emissão de poluentes atmosféricos, nomeadamente de gases de estufa.

A magnitude dos impactes associados à implementação deste tipo de sistemas depende de fatores como a sua dimensão, eficiência e natureza da área de implantação.

Um dos principais impactes da instalação de grandes parques fotovoltaicos resulta da ocupação de solo e das alterações causadas aos ecossistemas presentes e à paisagem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com