TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificical

Artigos Científicos: Inteligencia Artificical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo: Este artigo tem por objetivo tratar dos conceitos e aplicações em torno da Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas. É um assunto de extrema relevância nos dias atuais dado ao seu crescente desenvolvimento ao longo das décadas e a amplitude de suas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento. A criação de máquinas inteligentes não é mais uma questão de ficção científica, contudo, é uma área de estudos que envolvem: pesquisadores das áreas do governo, indústria, universidades e militares em quase todos os países do mundo, principalmente dos mais desenvolvidos. Por meio de peritos no campo das ciências: biológicas, neurológicas, psicológica, engenharia e matemática são feitas aplicações de sistemas especialistas, robótica e interfaces naturais impulsionadas pelo desenvolvimento da informática e da computação. Busca-se, portanto, expor através de uma pesquisa bibliográfica a abordagem que os principais autores fazem do assunto, e para tal, o conteúdo foi pesquisado em livros, trabalhos científicos e internet contendo uma visão geral do tema: conceitos, história, benefícios, limitações e aplicações relevantes para as empresas.

Palavras-chave: Inteligência artificial, Sistemas especialistas, Engenharia do conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

A inteligência artificial é um campo amplo existente há muitas décadas que vem sendo impulsionado rapidamente com a informática e a computação. Incluem componentes e aplicações da ciência cognitiva, robótica e interfaces naturais. É um ramo da ciência da computação que procura estudar, compreender e simular o pensamento dos peritos e a cognição humana. É muito ligada a ciência cognitiva, assim como, a neurociência, filosofia, psicologia e a linguística.

A Ciência Cognitiva procura compreender a inteligência humana e tem o objetivo de descrever, explicar e também simular as principais disposições e capacidades do espírito humano como: raciocínio, linguagem, percepção, coordenação motora. A Inteligência Artificial com aplicação nos sistemas especialistas se utiliza desta ciência e procura escrever programas que copiem e reproduzam os modos como os seres humanos pensam, falam, compreendem, aprendem. Portanto, procura elaborar uma réplica da inteligência humana e aplicá-la nas diversas áreas da empresa.

Os Sistemas Especialistas são aplicações da Inteligência Artificial muito aplicado nas empresas. Segundo O´Brien (2004), situa-se na área de aplicação da Ciência Cognitiva que se utiliza das disciplinas como: biologia, neurologia, psicologia, matemática, para verificar como os seres humanos aprendem, criam, e desenvolvem aplicações baseada no conhecimento com acompanhamento de um especialista. São sistemas que agem e comportam-se como um ser humano, e são utilizados para solucionar problemas em áreas específicas da empresa.

2 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

2.1 Conceitos de inteligência artificial

Etimologicamente a palavra inteligência origina-se do latim inter (entre) e legere (escolher). De acordo com o Dicionário Brasileiro Globo, inteligência significa faculdade de conhecer, de interpretar. A palavra artificial vem do latim artificiale, que não é natural, produzido por arte ou indústria. Inteligência artificial é, portanto um produto produzido pelo homem com o intuito de criar e capacitar máquinas que possam pensar ou simular a inteligência humana.

Para O´Brien (2004, p. 299), inteligência artificial é um campo da ciência e da tecnologia fundamentado nas disciplinas de informática, biologia, psicologia, lingüística, matemática e engenharia. A inteligência artificial tenta reproduzir os dons naturais humanos como raciocinar, aprender e solucionar problemas em funções computacionais.

Algumas definições de Inteligência Artificial:

“Inteligência Artificial é o estudo e a criação de máquinas que exibam qualidades semelhantes às humanas, incluindo a capacidade de raciocinar” (LAUDON; LAUDON, 1999, p. 328).

A possibilidade de programar máquinas com qualidades humanas é o grande desafio que a inteligência artificial vem desenvolvendo e tendo grandes avanços com sistemas cada vez mais precisos.

“A Inteligência Artificial é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento” (LIMA; LABIDI, 2001).

A Inteligência artificial, portanto, conta com o apoio de equipes composta por profissionais de diversas áreas, ou seja, com formações acadêmicas diferentes e que trabalham em prol de um único objetivo.

“Inteligência Artificial é a área da ciência da computação orientada ao entendimento, construção e validação de sistemas inteligentes, isto é, que exibem, de alguma forma, características associadas ao que chamamos inteligência”. (RICH; KNIGHT, 1994, p.722).

As características associadas, ou inteligência dos sistemas, conforme cita o autor, podem ser definidas como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, compreender idéias e linguagens. Os engenheiros buscam programar sistema com capacidades bem semelhantes às humanas.

"Inteligência Artificial é um vasto campo que contém diversos componentes importantes, como sistemas especialistas, robótica, sistemas de visão, processamento de linguagem natural, sistemas de aprendizagem e redes neurais."

(STAIR,1998,p.259).

As aplicações da Inteligência artificial são desenvolvidas nestas áreas e as aplicações práticas para as empresas são muitas permitindo um melhor gerenciamento dos processos, aumentando a produtividade e tendo uma melhor colocação no mercado.

2.2 Fundamentos históricos da inteligência artificial

De acordo com Laudon e Laudon (1999, p. 330), as pesquisas em I.A tiveram duas direções: a primeira refere-se aos esforços para desenvolver máquinas inteligentes. È a chamada abordagem bottom-up, ou de baixo para cima, isso seria construir um equipamento semelhante ao cérebro humano. A segunda envolve a abordagem top-down, ou de cima para baixo, o esforço em criar uma lógica análoga ao funcionamento do cérebro humano.

Os primeiros estudos surgiram na década de 1940, que foi marcada pela II Guerra Mundial. O Cientista Norbert Wiener do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um método de controle de radar de armas antiaéreas para o exército dos Estados Unidos.

Para Lima e Labidi (2001) após a II Guerra Mundial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com