TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Do Conhecimento E A Inteligência Competitiva Na Busca Da Vantagem Competitiva

Casos: A Gestão Do Conhecimento E A Inteligência Competitiva Na Busca Da Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2012  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DE PESQUISA APLICADA NO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - UNIDADE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS

Fabiula de Aquino

Mestranda em Engenharia do Conhecimento (UFSC)

fabiulafloripa@gmail.com

Abstract

This article describes the procedure and show the results obtained by the application of data mining on a database that reflects the responses of satisfaction surveys that SENAC IT – Commercial Learning National Service unit Information Technology applies its student body.

Resumo

Este artigo se propõe descrever os procedimentos e exibir os resultados alçancados pela aplicação de mineração de dados sobre um banco de dados que reflete as respostas de pesquisas de satisfação que o SENAC TI – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial unidade Tecnologia da Informação aplica a seu corpo discente.

Introdução

A execução de ações de mineração de dados sobre um banco de dados que é alimentada com pesquisas respondidas pelo alunos do SENAC TI, preparando os resultados obtidos para apoiar atividades relacionadas à Gestão do Conhecimento é o ponto central descrita por este artigo.

Na educação, o conhecimento das preferências, sugestões e reclamações dos alunos é uma poderosa ferramenta para a instituição. Com um maior conhecimento e entendimento do comportamento dos alunos, é possível desenvolver melhorias no atendimento e no ensino, que atendam às necessidades de grupos distintos. Desta forma, é possível obter uma maior fidelização dos alunos e divulgação da qualidade de ensino pelos mesmos.

A instituição aplica ao final de cada módulo um questionário aos alunos com perguntas sobre suas ações durante o curso, desempenho dos professores dentre outros, conforme Anexo I.

A proposta deste trabalho é de analisar as respostas destas pesquisas utilizando o paradigma de inteligência computacional conhecido como mineração de dados (Data Mining), alcançando assim um maior conhecimento dos perfis dos alunos da instituição. Um outro objetivo é o estudo e a demonstração da aplicabilidade de tarefas de mineração de dados à Gestão do Conhecimento no âmbito da área educacional e a elaboração de sugestões de melhorias nos serviços desta unidade de ensino do SENAC.

Os resultados obtidos poderão ser utilizados pela instituição para melhorar os serviços, modificando processos hoje existentes e consequentemente estimulando o aumento pela procura dos cursos oferecidos bem como corrigindo suas falhas.

A ferramenta utilizada neste trabalho para as tarefas de mineração de

dados foi o WizRule (WIZSOFT, 2007).

Este relatório está organizado na forma que segue:

• Definição da situação – Descreve o cenário de aplicação das ações. Consta o posicionamento, o problema, a motivação, o objetivo e a estrutura deste artigo

• Proposta da solução – Descrive do problema objeto de estudo, descreve a solução proposta com um detalhamento dos passos efetuados e as ferramentas utilizadas

• Resultados Obtidos – Comenta os resultados obtidos

• Considerações finais - Apresenta as conclusões e considerações finais.

Definição da situação

Os constantes avanços na área da Tecnologia da Informação têm viabilizado o armazenamento de grandes e múltiplas bases de dados, tornando inviável a análise dos mesmos sem o auxílio de ferramentas computacionais apropriadas (GOLDSCHMIDT e PASSOS, 2005).

A mineração de dados (Data Mining), que é uma das etapas do processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados, tem por objetivo extrair informações potencialmente úteis. O processo consiste em uma série de etapas. Inicialmente é selecionado um conjunto ou amostra dos dados a serem processados. A partir de então, estes dados podem ser submetidos a uma etapa de préprocessamento.

Nessa etapa os dados são transformados para um formato adequado para ser utilizado pela ferramenta que fará a mineração de dados. Essa ferramenta efetuará uma procura por regras ou padrões ocultos nos dados. Ao final do processo, as informações descobertas são selecionadas e formatadas para a exibição com o objetivo de serem interpretadas e avaliadas.

Posteriormente haverá uma seleção dos conhecimentos úteis resultantes de todo o processo. Dentre as diversas técnicas de mineração de dados, uma das que mais se destaca é a regra de associação. Essa regra tem por objetivo encontrar padrões freqüentes entre conjuntos de dados e foi a técnica utilizada no presente trabalho.

O SENAC TI, vinculado à FECOMERCIO (Federação do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina) oferece educação profissional em nível médio técnico nas áreas de desenvolvimento de softwares e jogos.

O SENAC TI prepara-se para entrar em uma nova fase, que engloba a consolidação e o aprimoramento de suas funções educacionais no ensino técnico médio e pós médio. Baseado nas perspectivas de crescimento desta unidade, um melhor conhecimento dos perfis, preferências, necessidades e sugestões do corpo discente surge como uma importante ação estratégica com o objetivo de possibilitar um melhor planejamento dos serviços oferecidos.

Para atingir esse objetivo é aplicada ao final de cada módulo dos cursos técnicos aos alunos uma pesquisa.

A pesquisa aplicada aos alunos possui perguntas agrupadas em 5 blocos:

• Sobre o aluno – auto avaliação

• Sobre o curso

• Sobre os professores

• Sobre os funcionários

• Sobre a unidade

Para a análise das respostas, que tem por objetivo aumentar o conhecimento sobre o perfil do aluno que estuda na instituição, será utilizada uma ferramenta de mineração de dados. Essa ferramenta objetiva a extração de conhecimento da base de dados através da geração de regras de associação.

Será efetuado um pré-processamento com o objetivo de retirar inconsistências e tratar as respostas de forma a facilitar o entendimento dos resultados obtidos nas regras geradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com