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Introdução A Objetos E Métodos

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Por:   •  30/11/2013  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

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Programação Estruturada e Orientada a Objetos

Objetos e Métodos

2013

O que veremos hoje?

• Objetos e Métodos

Transparências baseadas no material do Prof. Jailton Carlos

Objetivos

• Aprender a criar construtores; • Aprender o conceito de instância e referência de objetos; • Aprender a criar métodos estáticos; • Saber aplicar a sobrecarga de métodos.

Plano de Aula

• Revisão Conceitos Classes e Objeto • Construtor e Instanciação – Construtor padrão; – Instância e referência de objeto; – Destruição de Objeto; – Igualdade de Objeto • Métodos – Métodos: parâmetros e retorno – Método que referencia o próprio objeto; – Métodos acessadores e modificadores • Sobrecarga de Método

Revisão Conceitos: Classes e Objeto

• Classes – São especificações para objetos; – Representam um conjunto de objetos que compartilham características e comportamentos comuns. • Objeto – É uma instância de uma classe. – As três características-chave • Estado: Define característica do objeto; • Comportamento: Operações que o objeto pode realizar • Identidade: instância do objeto.

Construtor e Instanciação

• São utilizados para criar novas instâncias de objetos; • Não possui tipo de retorno; • O nome deve coincidir exatamente com o nome da classe; • Normalmente os construtores são utilizados para inicializar variáveis de instância; • Se não definir o construtor da classe, será usado um construtor padrão sem argumentos; • se você tiver inserido um construtor com argumentos, não terá um sem argumentos a menos que o insira por conta própria.

Construtor e Instanciação

public class Contato { private string nome; public string Nome { get { return nome; } set { nome = value; } } private string telefone;

public string Telefone { get { return telefone; } set { telefone = value; } } public Contato(String nome, String telefone) { this.nome = nome; this.telefone = telefone; } }

Construtor da classe, mesmo nome da classe.

Construtor e Instanciação

• Operador new cria uma novo objeto (cria uma instância) a partir de uma classe especificada. • Ao utilizar o operador new: – Novo objeto é alocado dinamicamente na memória, e todas as suas variáveis de instancia são inicializadas com valores-padrão predefinidos. • null para variáveis objeto • 0 para todos os tipos básicos (exceto boolean) • false para boolean • O construtor do novo objeto é ativado; • Após a execução do construtor, o operador new retorna uma referência (endereço de memória) para o objeto recém criado

Instanciando Objeto

• Declarar variável – Associa variável a tipo (classe) – Sintaxe • NomeClasse nomeVariável; – Exemplo • Carro carro1; • Criar objeto (instanciar) e fazer variável referenciar o objeto – carro1 = new Carro(); • Ambos em um passo – Carro carro1 = new Carro();

Instanciando Objeto

Referência

Exercício

• Represente a heap para o código a seguir

Circulo c1,c2,c3; Carro carro1, carro2; c1 = new Circulo(); Quadrado q1 = new Quadrado(); c2 = c1; carro1 = new Carro(); Quadrado q2 = q1; q1 = new Quadrado(); c3 = c1; c1 = new Circulo(); carro2 = carro1;

Exercício - Resposta

• Representação no heap

C#

Igualdade

• Entre variáveis – Compara o valor das variáveis • O valor de uma variável (referência) para um objeto é o endereço do objeto – O operador == compara se as duas variaveis referenciam o mesmo objeto • obj1 == obj2 • Entre objetos – Metodo equals verifica se dois objetos são iguais

Igualdade

• c1 == c2 – true • Referenciam o mesmo objeto

• q1 == q2 – false • Mesmo que os objetos sejam iguais

Métodos

• Um método pode retornar algum valor assim como podemos passar valores na sua execução, sintaxe: tipoRetorno nomeMetodo ( listaParamentros opcional ){ // corpo do método } • Quando não desejamos que o método retorne algum velor usamos Void

Métodos

• Quando NÃO desejamos que o método retorne algum valor usamos void void semResultado(int tipo){ // corpo do método } • Quando desejamos que o método retorne algum valor usamos um tipo basico ou objeto. Além disso é necessário o uso do comando return Int comResultado(int tipo){ // corpo do método return resultado; }

Métodos

• Especificando a sintaxe para se chamar um método – nomeDoMetodo (listaDeArgumentos opcional)

Importante: Você precisa escrever os parênteses ao final de cada método, mesmo que o método não tenha nenhum parâmetro.

Métodos

• Usamos o operador “.” (ponto) – Sintaxe: • objeto.método();

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