TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inversor De Frequencia

Ensaios: Inversor De Frequencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 10

Indíce

- Introdução..........................................................................................................3

1.1 - O inversor de frequência...................................................................................3

1.2 – Conhecendo os tipos de motores elétricos....................................................3

1.3 – Motor monoifásico............................................................................................3

1.4 – Motor trifásico....................................................................................................4

– Funcionamento do inversor de frequência.....................................................5

2.1 - Inversor em modo escalar.................................................................................7

2.2 – Frenagem...........................................................................................................8

3.0 – Recursos tecnológicos.....................................................................................9

3.1 – Vantagens........................................................................................................10

3.2 – Desvantagens..................................................................................................10

4.0 – Conclusão........................................................................................................11

- INTRODUÇÃO

1.1 - O inversor de frequência

Um dos equipamentos mais comuns na automação industrial é o inversor de frequência, os acionamentos de motores elétricos em corrente alternada ocupam mais de 80% dos sistemas de controle de motores elétricos atualmente.

Os inversores além de apresentar um baixo custo apresentam uma flexibilidade aliada com a tecnologia em corrente alternada, e destinado a aplicações rotineiras ou especiais.

1.2 - Conhecendo os tipos de motores elétricos:

O motor elétrico e uma maquina que transforma energia elétrica em energia mecânica (giro do seu eixo), são classificados em dois grandes grupos; corrente continua e corrente alternada.

Neste caso é interessante estudar o motor de indução corrente alternada que é o tipo de motor onde se é aplicado o uso de inversores de frequência. Esse motor e constituído basicamente de rotor e estator , o rotor é a parte móvel do motor e o estator constitui a parte fixa.

O motor de indução pode ser monofásico ou trifásico.

1.3 - Motor monofásico

O motor monofásico de indução e uma maquina elétrica projetada e construída para funcionar em redes monofásicas. Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência, exemplos: ventiladores, geladeiras, furadeiras etc.

1.4 - Motor trifásico:

O motor trifásico e chamado de motor de indução pelo fato de as correntes de C A serem induzidas no circuito do rotor pelo campo magnético rotativo do estator, os motores de indução trifásico podem ser de dois tipos, de acordo com a construção de seu rotor; com rotor em gaiola de esquilo e com rotor bobinado

O inversor de frequência e um dispositivo elétrico ou eletromecânico capaz de converter um sinal elétrico CC (corrente continua) em um sinal elétrico CA (corrente alternada).

A função do inversor e controlar a velocidade e torque para estabelecer um melhor resultado sobre o sistema, seja no controle de velocidade de uma maquina ferramenta, na variação de velocidade em sistemas de alimentação e dosagem no controle de elevação em pontes rolantes, elevadores, bombas e motores,nos exemplos citados e fundamental a utilização do inversor.

Os inversores também são utilizados em aplicações envolvendo energia solar e energia eólica, tanto no fornecimento aos consumidores locais(residências) ,como na interligação com as concessionárias de energia elétrica.

O inversor de frequência e um dos dispositivos mais utilizados na automação, e com sua evolução e de grande contribuição para a otimização de plantas fabris e nos processos de manufatura.

fonte: Google imagens

2.0 - FUNCIONAMENTO DE UM INVERSOR

O processo de inversão consiste em fornecer, na saída do inversor, uma tensão alternada (220 V/60Hz) por exemplo, uma tensão alternada utilizando para isso tensão/corrente continua como alimentação(por exemplo uma bateria de carro 12v)

Essas vantagens levaram a indústria a desenvolver um sistema capaz de controlar a potencia (velocidade + torque) de um motos, quanto maior for a frequência, maior a rotação

Conforme a formula abaixo:

N=120*f/p

Onde:

N=rotação em RPM

f=frequência da rede, em Hz

p=numero de polos

Os números de polos em motos AC sejam fixos (determinado na sua construção), ao variar a frequência, varia na mesma proporção sua velocidade de rotação.

Portanto os inversores transformam a tensão da rede, de amplitude e frequência constantes, em uma tensão de amplitude e frequência variáveis, assim consegue-se variar a velocidade do campo girante e consequentemente a velocidade mecânica de rotação da maquina.

O circuito é composto por uma onda completa que é gerada por uma ponte retificadora trifásica e dos capacitores de filtro. Esse sistema tem uma fonte DC simétrica por existir uma saída de aterramento no circuito. Portanto temos uma saída positiva e uma saída negativa que são tensões continuas em relação ao aterramento ,formando assim o “barramento DC”.

O barramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com