TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inversores De Frequencia

Exames: Inversores De Frequencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

3. INVERSOR DE FREQÜÊNCIA

3.1. Introdução

A algum anos, para se ter um controle preciso de velocidade eram utilizados motores de corrente contínua. Entretanto, isso acarretava em diversos problemas como custo do motor, necessidade de retificação da tensão e manutenção. Com os avanços da eletrônica de potência e com as necessidades de aumento de produção surgiu uma série de equipamento na área de automação.

O inversor de freqüência é um dos equipamentos. Versátil e dinâmico que permitiu o uso de motores de indução para controle de velocidade em substituição aos motores de corrente contínua.

3.2. Princípio de Funcionamento do Inversor de Freqüência

O método mais eficiente de controle de velocidade de motores de indução trifásicos, com menos perdas no dispositivo responsável pela variação da velocidade consiste na variação da freqüência da fonte alimentadora através de conversores de freqüência.

O inversor de freqüência também chamado por alguns fabricantes de conversor de freqüência é um equipamento capaz de controlar a velocidade e torque de motores de corrente alternada. Esse equipamento pode ter várias filosofias de controle e várias potências. Nesse capítulo vamos falar de inversor mais básico conhecido como inversor de freqüência escalar.

Independentemente do fabricante e até modelo, a estrutura básica do inversor é a mesma, conforme ilustra a Figura 19. O que muda significativamente de um tipo para outro é a filosofia de controle.

Figura 19 - Estrutura básica de um inversor de freqüência trifásico

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com