TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Itil Vs Cobit

Casos: Itil Vs Cobit. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 10

Bom dia turma de Sistemas de Informação, hoje irei falar sobre 2 frameworks que sozinhos são muitos bons, e que juntos são melhores ainda e ajudam bastante no gerenciamento da TI e como eles se integram tão facilmente.

Estou falando do ITIL e COBIT, que ultimamente são os mais falados quando se diz que quer melhorar os serviços e processos da sua TI, mas porque disso? A resposta é bem simples, o ITIL diz: Como se deve fazer, e o COBIT diz: O que se deve fazer. Para você essas perguntas podem parecer iguais, mas não são, quando digo “Como se deve fazer”, estou me referindo a colocar a mão na massa, na operacionalização dos serviços..

O ITIL lida muito com serviços que é a parte onde as coisas acontecem apesar dele ter a parte de planejamento, nas fases de Estratégia e Desenho, o foco dele é nas fases de Transição e Operação. Até mesmo nas partes de Desenho, ele tem uma tendência para a operação, pois neles são desenhados como o serviço deve agir para que não pare, ou que tenha a menor parada possível, como nos processos de Gerenciamento de Nivel de Serviço, Capacidade, Disponibilidade, Continuidade de TI e Segurança da Informação.

Já quando digo “O que se deve fazer”, me refiro a parte de estratégia em si, pois são levantados os requisitos, metas e objetivos que a empresa quer chegar e para isso são traçados as rotas e o que deve ser feito para que esses objetivos sejam alcançados de uma maneira satisfatória e rápida.

E o COBIT lida com tudo isso, pois ele é baseado em controles e esses controles é que ditam como a empresa está, para onde ela irá e até mesmo como ela poderá chegar ao que deseja, servem como um Guia. Um exemplo disso são os objetivos de controle, que medem, por exemplo, quantos projetos estão em dia ou quais terminaram em dia, quantos incidentes foram resolvidos em tempo e quantos estão fora do prazo e etc.

Para termos um exemplo simples e prático, vamos dizer que uma empresa quer aumentar a sua receita e para isso ela detecta que precisa alcançar mais clientes e pergunta o que devemos fazer e como devemos fazer para que isso aconteça.

Na fase do “O que”, eles veem que é preciso variar o seu portfólio de produtos e melhorar na execução dos seus serviços, eles obtiveram esses resultados através de pesquisas de satisfação de clientes e medições de como andavam os processos dentro da empresa e com isso obtiveram alguns percentuais que lhe permitiram coletar esses dados.

Após isso eles perguntaram como vamos fazer para que isso aconteça, e viram que a maneira mais simples seria investir nos produtos existentes, mas dando uma repaginada neles, investindo em pesquisa de mercado e de novas soluções e também treinando os seus funcionários para prestar um serviço melhor, capacitando-os em novas abordagens, além de reduzir o downtime da solução de mudanças, incidentes e realização de novas tarefas. Conseguiram perceber a diferença entre “O que fazer” e “Como fazer”?

Entre ITIL e COBIT é a mesma coisa, principalmente que ambos possuem vários tópicos em comum. Vamos continuar o nosso exemplo, eles detectaram que precisariam investir no portfólio de produtos existentes e melhorando a prestação de serviços.

Se usarmos o COBIT encontraremos alguns domínios para tal. Na parte de Portfólio temos os processos: Gerenciar a Inovação, Gerenciar o Portfólio, Gerenciar a Qualidade, entre outros. Na parte de gerenciamento de Prestação de Serviços temos: Gerenciamento de Acordos de Serviços, Gerenciamento de Operações e Gerenciamento de Requisições de Serviços e Incidentes.

Pela ITIL temos alguns processos também na parte de Gerenciamento de Portfólio, o próprio processo de mesmo nome e o Processo de Catálogo de Serviços. Na parte de Prestação de Serviços, o processo de Gerenciamento de Nivel de Serviços, Gerenciamento de Incidentes e Gerenciamento de Problemas.

Sabendo disso, podemos utilizar os dois para melhorar o processo e vamos usar a melhoria do portfólio como exemplo.

No Cobit 5, o Gerenciamento de Portfólio lida com os investimentos que devem ser realizados no portfólio dos produtos, tais como: de onde estes investimentos vem; para onde eles devem ir; e monitorar os produtos/serviços e seus usos.

A principio pode parecer um recurso exclusivamente financeiro, mas se você sabe o que acontece com os seus produtos ou serviços saberá aonde eles carecem de mais empenho e dedicação e quais você terá mais certeza que irão dar certo.

Conjunto de melhores práticas para operações e

gerenciamento de serviços de TI (como

gerenciamento de service desk, incidente, mudança,

capacidade, nível de serviço e segurança).

O ITIL® rastreia problemas em áreas de serviço de TI

como help desk, suporte a aplicações, distribuição de

software e suporte a sistemas de contato com o

cliente e se sobrepõe a CMM em determinadas

áreas, como gerenciamento de configuração. O ITIL®

rastreia, por exemplo, as mudanças feitas em

sistemas operacionais

Um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria

para processos, práticas e controles de TI.

Voltado para redução de risco, enfoca integridade,

confiabilidade e segurança.

Aborda quatro domínios:

• Planejamento e Organização

• Aquisição e Implementação

• Entrega

• Suporte e Monitoração

ITSMF

Órgão Regulamentador ISACA

Órgão Regulamentador

Bem estabelecido, amadurecido, detalhado e focado

em questões de qualidade operacional e produção

de TI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com