TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jateamento

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

INSTALAÇÃO DE ACIONAMENTO ELÉTRICO DO AR COMPRIMIDO PARA JATEAMENTO ABRASIVOS EM TANQUES DE PETRÓLEO

Roberto Mendes Grandi1

Luciano Lopes Vargas2

RESUMO

A limpeza por jateamento abrasivo das borras de petróleo acumulados nos tanques de armazenamento de óleo combustíveis trazem problemas ambientais e financeiros para as refinarias. O processo de limpeza convencional com uso de sistema manual, além de ter uma duração muito longa, expõem os colaboradores envolvidos no processo a um tempo de exposição ao risco muito longo. Para solucionar esse problema há no mercado, atualmente, algumas tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de limpeza de borras de tanque de armazenamento de petróleo que reduzem o tempo de exposição ao risco do colaborador, reduzem os prazos de execução e o custo. Por este motivo, este trabalho apresenta uma delas, a instalação de acionamento elétrico do ar comprimido para jateamento abrasivo, cujo projeto foi desenvolvido na Petrobrás – REFAP no contrato de manutenção de tanques e esferas onde a Engecampo Engenharia Ltda. desenvolveu e implantou esta tecnologia inovadora nos seus sistemas de jateamento abrasivo, falando sobre a sua importância, principalmente na área de segurança. Também traz alguns procedimentos e normas que regulam os tanques de armazenagem de petróleo. Conclui-se que no final deste trabalho obtivemos índices de Incidentes e Acidentes zero, assim como o número de horas de exposição ao risco dos colaboradores envolvidos tiveram uma redução substancial em comparação com o método convencional. Espera-se que a implantação de modelos como o apresentado neste trabalho passe a ser uma rotina nos projetos futuros da empresa.

Palavras-chave: Tanques de petróleo. Acionamento elétrico. Exposição ao risco.

1 INTRODUÇÃO

A indústria do petróleo, em decorrência de uma intensa atividade de exploração e produção de petróleo, é responsável por grande parte da geração de resíduos. Dentre estes, pode-se citar os resíduos oleosos e viscosos formados durante a etapa de refino de petróleo. Esses resíduos oleosos se depositam nas paredes e nos fundos dos tanques, no decorrer da manutenção dos mesmos, necessitam ser retirados pelo processo de limpeza por jateamento abrasivo.

Diante disso, a limpeza dos tanques de armazenamento de petróleo para a remoção da borra se faz necessária. Um tanque de armazenamento deve ser retirado de operação quando a quantidade de sedimentos (borra), formada no seu interior, começar a prejudicar a qualidade ou a movimentação do produto armazenado (Barros, 1998).

Figura 1 - Jateamento abrasivo costado externo de tanque

Fonte: Elaborado pelo autor (2012)

Partindo do tema limpeza de tanques de armazenamento de petróleo, o presente trabalho foca na automação do sistema de acionamento da pistola de jateamento abrasivo para a utilização de limpeza mecanizada de superfícies externas e internas dos tanques.

A preparação para a limpeza consiste de uma série de operações de jateamento abrasivo, visando deixar o equipamento dentro dos padrões aceitáveis pelas normas vigentes.

2 TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE PETRÓLEO: DO CONCEITO ATÉ A LIBERAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO

Tanques de armazenamento de petróleo são equipamentos de caldeiraria pesada,sujeitos à pressão aproximadamente atmosférica,normalmente na faixa de 0 e 0,5 psig e destinados,principalmente,ao armazenamento de petróleo e seus derivados.

A construção de um tanque de armazenamento normalmente é regulamentada pela norma americana API 650”Welded Steel Tanks for Oil Storage” do American Petroleum Institute (API). No Brasil utiliza-se também a norma NBR 7821 “Tanques Soldados para Armazenamento de Petróleo e Derivados”, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Durante a preparação para a limpeza deve-se rigorosamente observar todos os requisitos de segurança. Um tanque de armazenamento de petróleo só deve ser entregue à manutenção quando for comprovada a inexistência de mistura explosiva no interior do equipamento. Tal verificação é realizada pela equipe de segurança da refinaria (SMS) por meios de medições por aparelhos chamados de explosímetros.

Figura 2-Explosímetro

Fonte:Catalógo online F.Gerais(2012).

3 LIMPEZA INTERNA POR JATEAMENTO ABRASIVO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE PETRÓLEO: DO MÉTODO CONVENCIONAL AO MÈTODO COM ACIONAMENTO ELÉTRICO

A limpeza interna por jateamento interno consiste na remoção de carepas e borras depositadas no costado e no fundo do equipamento. A frequência da realização da limpeza interna depende do produto armazenado e das impurezas contidas. A utilização de misturadores mantém a maior parte das impurezas em suspensão e, consequentemente, permite um maior tempo de uso do equipamento.

A limpeza interna de um tanque de armazenamento é uma tarefa demorada, porém relativamente simples. A operação tradicional normalmente apresenta as seguintes fases de execução: bloqueio do tanque, que consiste no isolamento do mesmo para evitar a entrada de produtos e/ou gases; drenagem com bomba, que permite a retirada dos produtos líquidos; abertura das bocas de visita do teto, cuja finalidade é remover os gases em suspensão e permitir o arejamento do equipamento; instalação de exaustores, para circulação do ar; instalação de dispositivos para jateamento abrasivo; limpeza da superfície do equipamento; inspeção do jateamento abrasivo e pintura geral das superfícies jateadas.

3.1 MÉTODOS DE LIMPEZA INTERNA POR JATEAMENTO ABRASIVO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO

3.1.1 Convencional ou Manual

. Prazo de execução muito longo;

. Equipe de colaboradores exposto ao risco por muito tempo;

. Operação de risco elevado;

. Custos altos.

3.1.2 Automatizado com acionamento elétrico

. Fácil instalação e manuseio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com