TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEDS RITMICOS

Trabalho Universitário: LEDS RITMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução teórica

Leds

O LED é um tipo especial de diodo, pois emite luz quando é polarizado diretamente. Por isso, ele é classificado como dispositivo optoeletrônico.

O nome LED é a sigla de light emitting diode, que significa diodo emissor de luz.

Trata-se de um dispositvo optoeletrônico, cuja principal característica é a conversão de sinal elétrico em óptico.

Na polarização direta, quando os elétrons do lado N cruzam a junção, eles se recombinam com as lacunas do lado P. A recombinação produz irradiação de energia. Nos diodos comuns, a energia irradiada é a térmica, produzindo calor.

Nos LEDs, a energia irradiada é na forma de onda eletromagnética, produzindo luz.

A curva característica do LED é muito semelhante à do diodo retificador. A diferença está na ordem de grandeza das tensões e correntes especificadas pelos fabricantes.

A tensão dos LEDs é maior que o dos diodos retificadores, estando geralmente entre 1 e 2V.

Transistores

Diodos, capacitores e resistores são dispositivos denominados passivo, pois dissipam toda a potência que lhes é fornecida.

O transistor se diferencia deles porque dissipa apenas uma parte da potência fornecida pela fonte de alimentação, transferindo a outra parte para o sinal presente na entrada. Por isso, o transistor é denominado ativo.

Algumas Conclusões Importantes (a acrescentar)

O transistor TIP31C suporta 150 LEDs pelo fato de considerar cada LED passando 20mA. No Datasheet deste componente é informado 3 Ampéres como corrente máxima no coletor. Portanto, se o coletor suporta no máximo 3 Ampéres e considerando 20mAmpéres para cada LED, é possível ligar 150 LEDS. Pois 3 Ampéres dividido por 20mAmpéres é igual a 150 (unidades de LED).

Concluiu-se, também, que não se deve ligar LEDs em paralelo com apenas um único resistor em comum. Ao menos que os LEDs sejam idênticos. Pois com uma única carga a corrente tenderá ao LED que necessita de menor tensão de funcionamento. Assim o de maior tensão não ascenderá por não chegar corrente, e o de menor tensão possivelmente se destruirá.

Bibliografia

Markus, Otávio, 6ª Edição, Editora Érica Ltda, 2006, Ensino Modular: Sistemas analógicos – Circuitos com diodos e transistores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com