TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento 2: LED: O DIODO ESPECIAL

Trabalho Universitário: Experimento 2: LED: O DIODO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O diodo emissor de luz também é conhecido pela sigla LED (Light Emitting Diode). Sua principal função é emitir luz em locais onde se faz conveniente sua utilização no lugar de uma lâmpada. O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando é energizado emite luz visível por isso LED (Diodo Emissor de Luz). A luz não é monocromática (como em um laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e é produzida pelas interações energéticas do elétron. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência.

Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Essa recombinação exige que a energia possuída elétrons, que até então era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz .

No silício e no germânio, que são os elementos básicos dos diodos e transistores, entre outros componentes eletrônicos, a maior parte da energia é liberada na forma de calor, sendo insignificante a luz emitida (devido à opacidade do material), e os componentes que trabalham com maior capacidade de corrente chegam a precisar de irradiadores de calor (dissipadores) para ajudar na manutenção dessa temperatura em um patamar tolerável.

Materiais e Métodos

1 Resistor de 100Ὡ

Procedimento experimental

Inicialmente, juntamos dois cabos longos nos terminais 21 e 22 e encostamos nos terminais 2 e 1. Posteriormente, encostamos o cabo 21 no terminal 1 e o cabo 22 no terminal 2.

Discussão dos resultados

Ao encostar os cabos 21 e 22 nos terminais 2 e 1, verificamos que a LED não acendeu, devido ao fato do diodo estar polarizado inversamente não emitindo luz. Porém, quando encostamos os cabos 21 e 22 nos terminais 1 e 2, a LED 8 acendeu. Isso ocorre porque, desta forma, a LED está conduzindo elétrons logo, emite luz.

Conclusão

É possível concluir, após a comparação dos resultados com o que foi encontrado na literatura, que a LED segue o mesmo padrão de um diodo comum. Ela emite luz apenas quando polarizada diretamente, pois transporta elétrons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com