TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE VEIFICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE - ASFALTO

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO REFERENTE A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS AS NORMAS TÉCNICAS DE ACESSIBILIDADE – NBR 9050

1. ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FERREIRA

Através de constatação por amostragem foi verificado que a Escola Municipal Manoel Ferreira Filho, situada na comunidade rural Chaves Belas, possibilita a inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais. Tendo em vista que foram analisados os ambientes em que os estudantes estão submetidos na rotina estudantil.

2. QUESITOS ANALISADOS:

- Acesso ao prédio (Entrada)

- Pátio/ Circulação

- Sala de aula

- Banheiros

 2.1 ENTRADA

A entrada principal da escola oferece condições necessárias para o tráfego de portadores de necessidades especiais. Na entrada principal da escola será construída uma rampa frontal de acesso (imagem 2), possibilitando que o aluno consiga adentrar na parte interior do edifício. Na parte externa da escola, a calçada (imagem 2) será ampliada para 1,20m, facilitando o trafego sem nenhuma obstrução.

[pic 1]

Figura 1 – Fachada da Escola

[pic 2]

Figura 2 – Fachada da Escola, após a reforma de acessibilidade

2.2 PATIO/CIRCULAÇÃO

        A escola possui uma área de circulação, que garante o transitar sem obstruções para portadores de necessidades especiais (imagem 3). A escola não apresenta desníveis no seu interior, dessa maneira, não se faz necessário a execução de rampas de acessibilidade, assim como os demais equipamentos de segurança, como corrimãos e guarda-corpos. O piso desse ambiente encontra-se em ótimo estado de conservação, o que permite o tráfego seguro de quem caminha sobre ele.

                                 [pic 3]

Figura 3 - Área de circulação

2.3 SALA DE AULA (ACESSO)

As portas das salas de aula possuem abertura mínima de acordo com a NBR 9050/2015, o que permite o acesso de cadeirantes à sala de aula. No interior desses ambientes, o piso é do tipo antiderrapante e não apresenta imperfeições, estando de acordo com a norma padrão. Além disso, a porta da sala de aula, devidamente organizadas, apresentam espaço suficiente para a inclusão de alunos cadeirantes (imagem 4).

[pic 4]

Figura 4 – Acesso Sala de Aula

2.4 BWC

        

Devido à realidade estrutural do edifício, os banheiros não apresentam condições necessárias para oferecer a manobra da cadeira de rodas dentro do ambiente, entretanto, os banheiros podem ser adaptados com a instalação de equipamentos de apoio indicados pela norma nos sanitários e nos lavatórios. Será construído um banheiro totalmente acessível, portando todos os equipamentos necessários. Conforme a figura 5. .

[pic 5]

Figura 5 - Projeto do banheiro que será implantado na escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (603.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com