TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE URBANA NA CIDADE DE SANTIAGO

Artigo: ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE URBANA NA CIDADE DE SANTIAGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE URBANA NA CIDADE DE SANTIAGO

Definição do Problema

1. Resumo

O tema geral deste trabalho é a pessoa com deficiência física ou visual, os problemas ainda presentes e as contradições da cidade de Santiago, no que diz à questão da acessibilidade urbana. O espaço urbano apresenta-se complexo com uma pluralidade de elementos, usos e práticas. Contudo, tais elementos não se encontram corretamente distribuídos ao longo dos espaços públicos. A partir desta observação teve início a análise de como a população se relaciona com os objetos inseridos no espaço. Para tal, foram escolhidos espaços no centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é maior. O resultado encontrado mostrou que a situação de Santiago não está fundamentada de modo a oferecer o acesso pleno aos cidadãos.

Palavras-Chave:

Acessibilidade - Mobilidade Urbana - Deficiente Físico - Espaço Urbano

2. Abstract

The theme of this work is the person with physical disabilities or visual problems and contradictions still exist in the city of Santiago, says that the issue of urban accessibility. The urban space presents complex with a plurality of elements, customs and practices. However, such elements are not properly distributed throughout the public spaces. From this observation began analyzing how the population relates to the objects placed in space. To this end, we chose spaces in the city center, where the flow of people is greater. The result showed that the situation of Santiago is not warranted to offer full access to citizens.

Keywords:

Accessibility - Urban Mobility - Impaired Physical - Urban Space

Introdução/Justificativa

O tema do projeto apresentado fala sobre a acessibilidade nos principais locais de fluxo da cidade. O interesse pelo tema surge da ideia de que o espaço urbano encontra-se cada vez mais tumultuado e complexo, composto por uma infinidade de elementos, usos e práticas. Com esta quantidade de elementos no espaço, e uma grande diversidade de pessoas, os espaços urbanos precisam ser reestruturados para garantir a todos os cidadãos o direito à Cidade.

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Nesta pesquisa, portanto, será efetuada uma análise no que diz respeito à acessibilidade urbana da cidade de Santiago em função de suas principais vias de acesso, dando forma ao processo e almejando, a devida circulação dos cidadãos nesse processo.

Objetivos

Geral

Determinar através de pesquisa de campo (teórico-prática), como é percebida essa acessibilidade nos principais eixos viários de penetração da cidade.

Específicos

- Estudar / Avaliar os diferentes padrões existentes de calçadas e acessos e as soluções adotadas para os aspectos de circulação e mobilidade;

- Propor, por meio de um estudo de projeto, a adequação deste espaço urbano, visando assim devida circulação a todos os cidadãos;

- Ajudar a difundir conceitos de conscientização aos critérios de conservação do Mobiliário Urbano e como estes podem interferir na qualidade de vida dos usuários;

- Subsidiar, como fonte de pesquisa, a adoção de novos padrões de estruturas qualificadas e adequadas a população em geral.

- Revisar a legislação vigente (NBR 9050/2004) e , se necessário, sugerir adequações que venham a contribuir para uma melhoria do projeto.

Referencial Teórico

O melhor entendimento da crise de mobilidade urbana passa por uma análise mais detalhada das diversas relações entre: o uso e a ocupação do solo urbano, os sistemas de transporte e a infraestrutura viária e a interação entre fator humano, veículo, via pública e meio ambiente.

Um aspecto importante a ser considerado é a existência de duas realidades urbanas bem distintas. Como se fossem duas cidades, temos a Santiago oficial e a clandestina, irregular, completamente fora da lei.

Uma reflexão, ainda que breve e superficial, já mostra, comparando-se alguns parâmetros, que a solução ou mesmo a melhor abordagem da questão da mobilidade urbana não está em atitudes utópicas, empreendimentos pontuais ou ações episódicas. A extensão e a gravidade do problema da mobilidade urbana requere uma abordagem sistêmica, uma intervenção profunda com visão de longo prazo. É um desafio tecnológico, político e administrativo que exige um tratamento mais holístico e menos setorizado e um amplo debate com todos os segmentos representativos.

Metodologia

Levantamento de Dados

Dadas as condições especiais dessa pesquisa, seguem os métodos de Levantamento de Dados a realizar: Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo.

a – Pesquisa Documental

A pesquisa documental atuará, basicamente em:

- Levantar dados junto ao órgão municipal sobre a incidência de aprovação de projetos que tenham características de acessibilidade urbana;

- Determinar quais patologias a cidade sofre, e de que forma servirão como objeto de análise e estudo para a pesquisa;

- Realizar o registro fotográfico dos mesmos;

b – Pesquisa Bibliográfica

A pesquisa bibliográfica deverá atuar em:

- Determinar, através de bibliografia da área, que índices servirão de base referencial nos aspectos de mobilidade e acessibilidade;

- Pesquisar sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com