TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Para Organização E Transferência De Dados Para Web

Exames: Linguagem Para Organização E Transferência De Dados Para Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

XML

A linguagem XML não Faz nada especificamente, seu propósito principal é transportar, estrutura e armazenar dados.

Para mostrar, enviar ou receber os dados em XML é necessário um software específico para isso, é uma ferramenta independente de software e hardware.

Assim como a HTML, a XML é derivada da SGML (Standard Generalized Markup Language — Linguagem Padronizada de Marcação Genérica). A SGML é uma metalinguagem através da qual se pode definir outras linguagens de marcação.

A SGML não é nova, nasceu na IBM em meados dos anos 60 e, na época, era designada por GML (Generalized Markup Languagem — Linguagem de Marcação Generalizada). Seu objetivo inicial era o de permitir o compartilhamento de documentos de projetos de grandes dimensões na área governamental e na indústria aeroespacial. Seus criadores foram Charles Goldfarg, Edward Mosher e Raymond Lorie (cujas iniciais dos sobrenomes por acaso coincidem com GML).

A GML foi trabalhada pela IBM por muitos anos, tendo sido reconhecida pela ISO (Intenational Organization for Standardization — Organização Internacional de Padronização), em 1986. A partir de então passou a chamar-se SGML (Standard Generalized Markup Languagem — Linguagem de Marcação Generalizada Padrão), tornando-se a linguagem padrão para muitos tipos de documentos que eram distribuídos no mundo.

No início da década de 90, acreditava-se que a SGML poderia tornar-se a linguagem de marcação padrão da Web, que na época ganhava popularidade. Mas os criadores de páginas web queriam algo mais fácil e a SGML, pelo seu alto grau de complexidade, não teve boa aceitação.

Dentro desse quadro foi concebida a HTML (HiperText Markup Language) que amenizava a complexidade da SGML especificando um pequeno conjunto de tags com características estruturais e semânticas e que adicionava suporte para Hiper Texto. Seu criador Tim Berners-Lee pretendia inicialmente que a linguagem fosse utilizada para promover o tráfego de documentos científicos e técnicos. Depois a linguagem foi adaptada para ser utilizada por não especialistas naqueles tipos de documentos e, mais tarde, ganhou também recursos de multimídia. A HTML ganhou popularidade e é hoje mundialmente reconhecida como a linguagem padrão da Web.

Mas a HTML era eficiente (e ainda é) apenas para exibir informações ao usuário. Quando havia necessidade de se criar aplicações mais avançadas, deixava muito a desejar. Principalmente quando se tratava de aplicações em que era necessária a manipulação de grande volume de dados.

Era preciso que se criasse uma nova linguagem, mais flexível e extensível. Uma linguagem que fosse tão poderosa quanto a SGML (que é uma linguagem que possui recursos suficientes para solucionar qualquer problema de linguagens de marcação). Mas essa nova linguagem deveria ser mais simples de ser manipulada e deveria ter a mesma aceitação da HTML.

Então, para suprir essa carência, o World Wide Web Consortium (W3C) desenvolveu a XML (eXtensive Markup Language — Linguagem de Marcação Extensível), cujo propósito principal é o compartilhamento de informações através da Internet.

RELAÇÃO COM O HTML

HTML voltada para mostrar informação, com foco na aparência dos dados,XML voltada para transportar informação, com foco no que são exatamente os dados ,Ambos utilizam o recursos de tags:

XML: tags definidas pelo autor do documento XML.

HTML: tags pré definidas.

XML na substitui o HTML, ambos se complementam.

ESTRUTURA DOS DOCUMENTOS

• Primeira linha ¬–> versão da linguagem usada e codificação;

• Tem estrutura de árvore, começa num elemento raiz e se divide em elemento folha;

• Primeiro elemento é sempre a raiz;

• Relação de “pai”,”filho” e “irmão”entre elementos;

• Todos elementos podem ter texto e um ou mais atributos.

Exemplos:

<?xml version="1.0"?>

<!-- Isto é um comentário -->

<aviso date="12/11/99"> <!—um documento de lembrete -->

<para>Janice</para>

<de>Jefferson</de>

<cabecalho>Lembre-se</cabecalho>

<corpo>Amanha voce tem prova de matematica</corpo>

</aviso>

<?xml version="1.0"?> <!—outro exemplo de documento de lembrete -->

<aviso>

<data>12/11/99</data>

<para>Janice</para>

<de>Jefferson</de>

<cabecalho>Lembre-se</cabecalho>

<corpo>Amanha voce tem prova de matematica</corpo>

</aviso>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com