TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDIOMA PARA ORGANIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE DADOS WEB

Tese: IDIOMA PARA ORGANIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE DADOS WEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS – LINGUAGEM PARA ORGANIZAÇÃO E TRANFERENCIA DE DADOS PARA WEB!

EPATA 1

Passo 1

XML é uma nova recomendação da WCG para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais. É um dos subtipos da SGML capaz de descrever diversos tipos de dados, seu proposito principal e a facilidade de compartilhamento de informações através da internet.

Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML, a principal característica do XML e de criar uma infraestrutura única para diversas linguagens, é que linguagens desconhecidas e de pouco uso também podem se definidas sem maior trabalho e sem necessidades de ser submetidas aos comitês de padronização.

Em meados da década de 1990, o world wide web consortium começou a trabalhar em uma linguagem de marcação que combinasse a flexibilidade da SGML com a simplicidade da HTML, o principio do projeto era criar uma linguagem que pudesse ser lida por software, e integrar-se com as demais linguagens.

Vantagens:

É um padrão de fato e formalmente, num universo onde cada fabricante tem a liberdade de criar e impor seu próprio formato.

Tem sua origem em uma instituição de padronização das mais abertas e dinâmicas, o W3C.

Se baseia na experiência de sucesso do SGML, sendo considerado inclusive o sucessor da SGML.

Desvantagens:

Velocidade, grande quantidade de informação repetida prejudicando a velocidade de transferência real de informação .

Editabilidade txt, arquivo XML simples pode ser bem pouco intuitivo, dificultando sua edição com editores txt por leigas, mais ainda no caso de volume de dados muito grandes, onde o XML pode ser facilmente editável por pessoas experientes

Passo 2

Sintaxe da linguagem

Um documento XML é considerado bem-formado quando respeita o conjunto de regras de sintaxe estabelecidas na especificação de linguagem.

Um documento XML deve possuir raiz única, todas as tags devem ser fechadas, os nomes de elementos e atributos são sensíveis á caracteres maiúsculos e minúsculos, os elementos devem ser bem-aninhados, atributos não se repetem em mesmo elemento, todo atributo deve possuir algum valor e este deve ser especificado entre aspas, alguns caracteres especiais, como “<”, “&” e “>” devem ser especificados com uso de entidades pré-definidas (no caso & IT; , & amp; e & gt; , nomes de tags não podem conter espaços em branco nem os caracteres !”#$%&’()*+,/;?@[\]^ {|} ~. Além disso, não podem começar com um numero, ponto ou traço.

Exemplos:

Documento com erro não possui raiz única

<?xml version+”1.0”?>

<pais>

<nome>Brasil</nome>

<moeda>Real</moeda>

</pais>

<pais>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com