TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem de modelagem unificada

Tese: Linguagem de modelagem unificada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 10

UML

Unified Modeling Language

1. Introdução

O desenvolvimento de sistemas de software de grande porte é suportado por métodos de análise e projeto que modelam esse sistema de modo a fornecer para toda a equipe envolvida (cliente, analista, programador, etc.) uma compreensão única do projeto.

A UML (Unified Modeling Language) é o sucessor de um conjunto de métodos de análise e projeto orientados a objeto (OOA&D). A UML está, atualmente, em processo de padronização pela OMG (Object Management Group).

A UML é um modelo de linguagem, não um método. Um método pressupõe um modelo de linguagem e um processo. O modelo de linguagem é a notação que o método usa para descrever o projeto. Os processo são os passos que devem ser seguidos para se construir o projeto.

O modelo de linguagem é uma parte muito importante do método. Corresponde ao ponto principal da comunicação. Se uma pessoa quer conversar sobre o projeto, como outra pessoa, é através do modelo de linguagem que elas se entendem. Nessa hora, o processo não é utilizado.

A UML define uma notação e um meta-modelo. A notação são todos os elementos de representação gráfica vistos no modelo (retângulo, setas, o texto, etc.), é a sintaxe do modelo de linguagem. A notação do diagrama de classe define a representação de itens e conceitos tais como: classe, associação e multiplicidade. Um meta-modelo é um diagrama de classe que define de maneira mais rigorosa a notação.

Neste trabalho, será apresentada a notação UML através de algumas definições e exemplos.

2. Comportamento do Sistema

O comportamento do sistema é capturado através de análise de casos de uso do sistema chamados “Use Case”.

Descrição informal do sistema automatizado de Matrícula num Curso

No início de cada semestre os alunos devem requisitar um catálogo de cursos contendo os cursos oferecidos no semestre. Este catálogo deve conter informações a respeito de cada curso tais como: professor, departamento e pré-requisitos. Desse modo, os alunos podem tomar suas decisões mais apropriadamente.

O novo sistema permitirá que os alunos selecionem quatro cursos oferecidos para o próximo semestre. Além disso, o aluno indicará dois cursos alternativos, caso o aluno não possa ser matriculado na primeira opção. Cada curso terá o máximo de 10 e o mínimo de 3 alunos. Um curso com o número de alunos inferior a 3 será cancelado. Para cada matrícula feita por um aluno, o sistema envia informação ao sistema de cobrança para que cada aluno possa ser cobrado durante o semestre.

Os Professores devem acessar o sistema “on line”, indicando quais cursos irão lecionar. Eles também podem acessar o sistema para saber quais alunos estão matriculados em cada curso.

Em cada semestre, há um prazo para alteração de matrícula. Os alunos devem poder acessar o sistema durante esse período para adicionar ou cancelar cursos.

Diagrama de“Use Cases” para um sistema automatizado de Matrícula num Curso

Definição Diagrama de “Use Case”: É um diagrama usado para se identificar como o sistema se comporta em várias situações que podem ocorrer durante sua operação. Descreve o sistema, seu ambiente e a relação entre os dois. Os componentes deste diagrama são os atores e os “Use Case”.

A notação usada pelo Diagrama de “Use Case” é:

Ator: Representa qualquer entidade que interage com o sistema. Pode ser uma pessoa, outro sistema, etc. Algumas de suas características são descritas abaixo:

• ator não é parte do sistema. Representa os papéis que o usuário do sistema pode desempenhar.

• ator pode interagir ativamente com o sistema.

• ator pode ser um receptor passivo de informação.

• ator pode representar um ser humano, uma máquina ou outro sistema.

Use Case: Como foi exemplificado acima , é uma seqüência de ações que o sistema executa e produz um resultado de valor para o ator. Algumas de suas características são descritas abaixo:

• Um “Use Case” modela o diálogo entre atores e o sistema.

• Um “Use Case” é iniciado por um ator para invocar uma certa funcionalidade do sistema.

• Um “Use Case” é fluxo de eventos completo e consistente.

• O conjunto de todos os “Use Case” representa todos as situações possíveis de utilização do sistema.

Descrição textual resumida do “Use Case” “Matrícula nos Cursos”: Dos sete “Use Case” apresentados no Diagrama, será descrito apenas o de “Matrícula nos Cursos”. Este “Use Case” é iniciado pelo aluno. Fornece os meios para o aluno criar, anular, modificar e consultar o formulário de matrícula de um dado semestre.

Descrição do Fluxo principal de eventos associados a esse “Use Case”.

Este “Use Case” inicia-se quando o aluno fornece a chave de acesso. O sistema verifica se a chave de acesso do aluno é valida (E1) e apresenta ao aluno a opção de selecionar o semestre atual ou o próximo semestre (E2). O aluno seleciona o semestre desejado. O sistema pede ao aluno para selecionar a atividade desejada: Criar, Consultar, Modificar, Imprimir, Anular ou Sair do Sistema.

Se atividade selecionada é:

Criar, o subfluxo A1 (Criar uma Matrícula Nova) é executado.

Consultar, o subfluxo A2 (Consulta da Matrícula) é executado.

Modificar, o subfluxo A3 (Modificação da Matrícula) é executado.

Imprimir, o subfluxo A4 (Imprimir a Matrícula) é executado.

Anular, o subfluxo A5 (Anular Matrícula) é executado.

Sair, o “Use Case” é encerrado.

Descrição dos Subfluxos Alternativos associados a esse “Use Case”.

A1. Criar uma Matrícula Nova. O sistema apresenta numa tela um formulário de matrícula em branco. O aluno preenche-o com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com