TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Unificada De Modelagem

Trabalho Universitário: Linguagem Unificada De Modelagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  4.688 Palavras (19 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

Introdução 3

História 4

Método 4

Visão Geral 5

Diagramas de UML: 5

Relacionamentos utilizados no UML: 7

Conceitos de UML: 13

Descrição dos Diagramas 14

Caso de Uso: 14

Classes: 18

Interação / Sequências / Colaboração: 21

Atividades: 24

Comunicação: 26

Máquina de Estado: 27

Componentes: 29

Temporal: 30

Objetivos: 31

Implantação: 32

Estrutura Composta: 33

Pacote: 34

Referências Bibliográficas: 35

Introdução:

UML (Unified Modeling Language), significa Linguagem Unificada de Modelagem é uma linguagem padrão para modelagem orientada a objetos. Surgiu da fusão de três grandes métodos, BOOCH, OMT (Rumbaugh) e OOSE (Jacobson). Essa linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, não é um método de desenvolvimento. Têm como função auxiliar a visualizar o desenho e a comunicação entre objetos. Ela permite que os desenvolvedores visualizem os produtos de seu trabalho em diagramas padronizados, criar modelos visuais de software de sistemas intensivos, combinando as melhores técnicas de modelagem de dados, negócios, objetos e componentes e é muito usada para criar modelos de sistemas de software. Fornecer a tecnologia necessária para apoiar a prática de engenharia de software orientada a objetos. É uma linguagem de modelagem única, comum e amplamente utilizável.

Embora com a UML seja possível representar o software através de modelos orientados a objetos, ela não demonstra que tipo de trabalho deve ser feito, ou seja, não possui um processo que define como o trabalho tem que ser desenvolvido. O objetivo então é descrever “o que fazer”, “como fazer”, “quando fazer” e “porque deve ser feito”. É necessária a elaboração completa de um dicionário de dados, para descrever todas as entidades envolvidas, refinando, com isso, os requisitos funcionais do software.

A Linguagem Unificada de Modelagem possui diagramas (representações gráficas do modelo parcial de um sistema) que são usados em combinação, com a finalidade de obter todas as visões e aspectos do sistema.

História:

A UML tem origem na compilação das “melhores práticas de engenharia” que provaram ter sucesso na modelagem de sistemas grandes e complexos. Sucedeu aos conceitos de Booch, OMT (Rumbaugh) e OOSE (Jacobson) fundindo-os numa única linguagem de modelagem comum e largamente utilizada. A UML pretende ser a linguagem de modelagem padrão para modelar sistemas concorrentes e distribuídos.

A UML ainda não é um padrão da indústria, mas esse objetivo está a tomar forma sob os auspícios do Object Management Group (OMG). O OMG pediu informação acerca de metodologias orientadas a objetos que pudessem criar uma linguagem rigorosa de modelagem de software. Muitos líderes da indústria responderam na esperança de ajudar a criar o padrão.

Os esforços para a criação da UML tiveram início em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. Com o objetivo de unificar os métodos Booch e OMT, decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process – Processo Unificado (como era conhecido). Nesta mesma época, Jacobson se associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o método OOSE. Nasceu então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML.

Finalmente em 1997, a UML foi aprovada como padrão pelo OMG (Object Management Group), um consórcio internacional de empresas que define e ratifica padrões na área de Orientação a Objetos.

Método:

A UML não é um método é uma linguagem de modelagem designada para especificar, visualizar, construir e documentar um sistema. A linguagem de modelagem é a notação que o método utiliza para expressar projetos enquanto que o processo indica quais passos seguir para desenvolver um projeto.

A especificação da UML consiste de duas partes:

• Semântica - especifica a sintaxe abstrata e a semântica dos conceitos de modelagem estática e dinâmica de objetos;

• Notação – especifica a notação gráfica para a representação visual da semântica.

A UML suporta o desenvolvimento iterativo e incremental. Desenvolvimento iterativo e incremental é o processo de desenvolvimento de sistemas em pequenos passos. Uma iteração é um laço de desenvolvimento que resulta na liberação de um subconjunto de produtos que evolui até o produto final percorrendo as seguintes atividades:

 Análise de requisitos

 Análise

 Projeto

 Implementação

 Teste

O detalhamento de cada etapa destas atividades define o método de desenvolvimento de sistemas.

Visão Geral:

Diagramas de UML:

Na versão 1.0 da UML os diagramas eram apresentados em duas categorias:

Estática composta por 5 diagramas e Dinâmica composta por 4 diagramas.

Diagramas de visão estática:

 Caso de Uso

 Classe

 Objeto

 Componentes

 Implantação Diagramas de Visão Dinâmica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com