TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens De Progrmação

Ensaios: Linguagens De Progrmação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  9.142 Palavras (37 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 37

LINGUAGEM C

A linguagem "C" foi criada entre 1969 e 1973 no AT&T Bell Labs, inicialmente desenvolvido para a implementação do sistema Unix (que originalmente foi escrito em PDP-7 Assembly, por Dennis Ritchie e Kenneth Thompson). No final da década de 70 o UNIX saiu do laboratório e passou a ser disponibilizado para as Universidades, que por sinal foi um grande sucesso na época favorecendo então a popularidade da linguagem de programação C. Vale ressaltar que este foi um dos primeiros núcleos de sistema operativo que foi implementado numa linguagem sem ser o Assembly, sendo exemplos anteriores o sistema multics (escrito em PL/I) e tripos (escrito em BCPL).

Não se sabe ao certo o que deu origem ao nome "C", existem duas teorias a respeito:

A primeira teoria acredita que se deu o nome "C" à linguagem porque muitas das suas características derivaram de uma linguagem de programação anterior chamada "B" e "C" é a letra conseguinte no alfabeto. A segunda teoria se baseia no fato que "C" é a segunda letra do nome da linguagem BCPL, da qual se derivou a linguagem B.

A linguagem C é uma linguagem de alto nível, genérica. Foi desenvolvida por programadorespara programadores tendo como meta características de flexibilidade e portabilidade. O C é uma linguagem que nasceu juntamente com o advento da teoria de linguagem estruturada e docomputador pessoal. Assim tornou-se rapidamente uma linguagem “popular” entre os programadores. O C foi usado para desenvolver o sistema operacional UNIX, e hoje esta sendo usada para desenvolver novas linguagens, entre elas a linguagem C++ e Java.

• O C é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada.

• Programas em C são compilados, gerando programas executáveis.

• O C compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, pois permite acesso e programação direta do microprocessador. Com isto, rotinas cuja dependência do tempo é crítica, podem ser facilmente implementadas usando instruções em Assembly. Por esta razão o C é a linguagem preferida dos programadores de aplicativos.

• O C é uma linguagem estruturalmente simples e de grande portabilidade. O compilador C gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens.

• Embora estruturalmente simples (poucas funções intrínsecas) o C não perde funcionalidade pois permite a inclusão de uma farta quantidade de rotinas do usuário. Os fabricantes de compiladores fornecem uma ampla variedade de rotinas pré-compiladas em bibliotecas.

Vantagens

• É uma linguagem simples que nos permite trabalhar com funções matemáticas, ficheiros, entre outras sendo necessário para tal a inclusão de bibliotecas padrão as quais já vêem com a linguagem;

• Por haver compiladores C para quase todos os computadores, é possível tomar um código escrito para uma máquina, compilá-lo e rodá-lo em outra com pouca ou nenhuma modificação. Essa "portabilidade" é uma das características do C (Um compilador lê o programa inteiro e converte-o em um código-objeto, que é uma tradução do código-fonte do programa em uma forma que o computador possa executar diretamente. Desta maneira, tudo que o programador precisa fazer para executar o programa é, normalmente, digitar apenas o seu nome);

• Tipos de dados simples;

• Acesso fácil ao hardware, baixos requisitos de memória;

• Definição e declaração simples de variáveis.

Desvantagens

• Os programas criados em C em termos de segurança não são muito seguros uma vez que o código é escrito de uma forma seqüencial (pode-se facilmente incluir uma instrução no nosso código do programa e tornar o resultado final completamente diferente);

• Não possui coleta automática de lixo (se durante o programa uma variável declarada não for mais usada ao longo do programa a linguagem não tem capacidade para eliminá-la continuando esta a ocupar espaço indevidamente em memória);

• Não faz uso de classes ou objetos (como no JAVA e C++);

• Multithreading (a linguagem C não permite a execução de várias tarefas em simultâneo);

• Networking (é uma linguagem que inicialmente não foi pensada para redes).

LINGUAGEM PASCAL

A linguagem Pascal foi criada entre os anos de 1968 a 1971 pelo professor do Departamento de Informática da Escola Politécnica da Universidade de Zurique, Niklaus Wirth, o qual tinha em mente desenvolver uma linguagem que fosse de fácil assimilação, para ser usada com fins educacionais. O Pascal tem esse nome em homenagem ao matemático francês Blaise Pascal, que viveu entre 1623 a 1662.

Baseado em ALGOL e PLI, linguagens estruturadas da época, o Pascal nasceu com o objetivo de facilitar ao máximo o ensino de programação. Porém, em suas primeiras versões, não era muito amigável ao programador, pois eram necessárias várias etapas para se obter um arquivo executável.

O pascal só tornou-se popular em 1973, quando foi adotado pela Universidade da Califórnia, San Diego. Apesar de todos os transtornos iniciais, o Pascal começou a ser utilizado por programadores de outras linguagens, tornando-se um produto comercial, após o lançamento do TURBO PASCAL (Borland Internacional), em 1983.

Ao longo dos anos, a linguagem foi se tornando cada vez mais popular no meio acadêmico, tornando-se referência para o ensino introdutório à programação. Ainda hoje, ela é adotada em várias universidades para o ensino à programação estruturada.

Vantagens: fortemente tipada (boa para iniciantes,os quais não tem muita familiaridade com a programação)

Desvantagens: por ser fortemente tipada, prende programadores mais veteranos

LINGUAGEM COBOL

A linguagem Cobol surgiu em maio de 1959 pelo Departamento de Defesa dos EUA onde se reuniram representantes de vários fabricantes de computadores e usuários em geral. Surgiu com o objectivo de ser uma linguagem comum de programação para computadores digitais tendo em vista aplicações comerciais ou seja, Cobol é uma linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com