TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Linguagens Da Literatura

Trabalho Escolar: As Linguagens Da Literatura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

Versos são uma sucessão de sílabas ou fonemas formando uma unidade rítmica e melódica que corresponde, normalmente, a uma linha do poema.

Estrofe é um agrupamento de versos.

Métrica é a medida dos versos.

Ritmo na poesia se dá pela alternância de sílabas acentuadas e não acentuadas,ou seja, sílabas que apresentam maior ou menor intensidade em sua enunciação.

Rima é um recurso mundial baseado na semelhança sonora das palavras no final dos verso e, as vezes , no interior dos versos.

Aliteração é a repetição de sons consonantais idênticos ou aproximado.

Assonância é a repetição de sons vocálicos idênticos ou aproximados.

Paranomásia é o emprego de palavras de grafia ou sons aproximados, mas de sentidos diferente.

Paralelismo é a repetição de idéias e palavras que se correspondem quanto ao sentido.No estudo da literatura, enfatizamos a relação entre o contexto histórico e cultural e os movimentos literários. A literatura portuguesa é estudada aqui sobre­tudo em função de sua importância como raiz da literatura brasileira, procuran­do-se mostrar como, aos poucos, a nossa produção literária foi adquirindo características próprias.

Em oito séculos de evolução, a Literatura Portuguesa atravessou as três eras históricas vividas pela Europa: a Era Medieval, marcada pelo feudalismo, pelo teocentrismo, do século XII ao XV; a Era Clássica, que abrange o Renascimento, o período da Contra-Reforma e a restaura­ção dos valores clássicos, via Iluminismo, e se estende pe­los séculos XVI a XVIII; a Era Moderna (ou Romântica), que assistiu às revoluções burguesas, depois à Revolução Industrial, para desaguar no século XX, das duas grandes guerras mundiais, a "era dos extremos", da máquina, da eletricidade e de todas as inquietações de um universo sob o signo da velocidade.

As escolas, correntes e movimentos literários em que didaticamente se divide a história literária refletem a evo­lução dos estilos através dos tempos. O contexto histórico-cultural certamente influencia os escritores e lhes fornece substância para suas obras, mas é por meio da linguagem que eles expressam essa substância. Literatura é um tipo de trabalho cuja matéria é a linguagem e cuja finalidade é provocar no leitor um determinado prazer de leitura, o pra­zer literário, semelhante ao que se tem ouvindo uma can­ção, assistindo a uma peça de teatro ou vendo um quadro ou uma escultura.

A linguagem literária ou artística desenvolveu ao lon­go da história sua própria tradição, composta pelo conjun­to de obras que já foram escritas. É em função desse pas­sado que um escritor, uma geração ou um movimento po­dem ser avaliados: há os diluidores, que nada acrescentam ao que já foi criado; os mestres, que retomam, aperfei­çoam e atualizam essa tradição, e os gênios, que buscam o novo e instauram muitas vezes uma nova tradição (utili­zando aqui uma distinção que fez Ezra Pound entre esses três níveis — diluidores, mestres e gênios).

Um dos objetivos do estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com