TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens Funcionais

Ensaios: Linguagens Funcionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Neste trabalho iremos abordar as características das linguagens funcionais, um pouco de sua história e sua importância nos dias atuais.

Linguagens Funcionais:

Dos 3 principais paradigmas de programação (funcional, imperativo e orientado a objetos), o funcional é o mais antigo. A primeira linguagem de programação funcional foi criada em 1955 (IPL) e a mais popular LISP foi criada em 1958.

A programação funcional enfatiza a avaliação de expressões, ao invés da execução de comandos. As expressões nessas linguagens são formadas utilizandose funções para combinar valores básicos.

Ao contrário do Paradigma Imperativo que trata estados e eventos provocados em um sistema, o Paradigma Funcional trabalha de forma avaliativa, assim como as calculadoras, lê uma expressão, calcula o seu valor e apresenta o resultado.

As linguagens funcionais são naturalmente recursivas e implementam de forma mais rápida o conceito de recursão. Este fato dependendo do contexto, pode torná-las mais eficientes que as linguagens imperativas para alguns problemas.

Principais linguagens Funcionais:

Importantes influências na programação funcional foram as linguagens de programação APL e Lisp, e mais recentemente ML, Haskell, OCaml e F#.

Além destas existem : Prolog, ML, Erlang, Clojure e Scala

A importância das linguagens Funcionais Atualmente:

Apesar de surgirem um pouco depois da primeira linguagem funcional, as linguagens imperativas tiveram maior popularidade.

O paradigma funcional continuou recebendo investimentos ano após ano até meados dos anos 90, porém no final dos anos 90 novas linguagens funcionais como Erlang e o F# lançado pela Microsoft.

Este retorno a utilização das linguagens funcionais é devido ao fato de o crescimento dos hardwares acontecer de forma mais acelerada do que o crescimento dos softwares, essa proximidade de limites técnicos e preocupação com consumo de energia, os desenvolvedores hardware está focando no desenvolvimento de novos processadores em soluções de múltiplos cores. Em breve teremos processadores com centenas de cores.

Para se beneficiar deste panorama, temos que escrever softwares que executem de forma paralela. Entretanto é mais fácil escrever código concorrente em liguagens funcionais do que em linguagens imperativas.

Conclusão:

Não existe um único paradigma que seja indicado para resolver todos os tipos de problemas, logo devemos aprender o que há de melhor em cada um deles para saber aplica-los da melhor forma possível e escolher a melhor forma de resolver um determinado problema.

Mapa Cronológico das Principais Linguagens de Programação:

Bibliografia:

http://borba.blog.br/2010/04/porque-linguagens-funcionais-sao-importantes/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com