TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha Do Tempo Do rádio No Brasil

Artigo: Linha Do Tempo Do rádio No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 11

Linha do tempo do rádio no Brasil

31 de julho de 2010

O Rádio no Brasil e no mundo tem trajetórias semelhantes desde as primeiras pesquisas com a transmissão de ondas hertzianas realizadas pelo padre Roberto Landell de Moura até a digitalização do som e da instalação da primeira emissora na web. Em alguns momentos, este avanço cultural, social e tecnológico enfrentou a lentidão de um país extenso e subdesenvolvido. Porém, com o passar dos anos, o distanciamento inicial atenuou-se pela facilidade de conexão em quase todo o planeta, processo denominado de globalização do conhecimento.

Com o objetivo de traçar uma cronologia com os acontecimentos mais importantes do rádio brasileiro, foi montado um quadro, constando o ano e os fatos, a partir de literatura radiofônica, além de sites ligados ao Rádio.

Ano Fatos

1893/1894 Emissão das primeiras ondas de rádio à distância pelo Padre Roberto Landell de Moura, em São Paulo, fato, no entanto, que não tem comprovação documental. Apenas, seis anos depois, em 1899 uma notícia foi publicada no Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, em 10 de junho, sobre as experiências do “padre inventor”.

1918 O fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) leva a tecnologia, antes de controle expresso das Forças Armadas, para a área comercial. David Sarnoff, russo radicado nos Estados Unidos, sugere a concepção de uma caixa receptora de música à Marconi Company para a venda ao público. A idéia não vinga, mas estabelece um caminho futuro para o desenvolvimento do rádio como a primeira mídia eletrônica de massa.

1919 Primeira transmissão de uma emissora brasileira, a Rádio Clube de Pernambuco, em Recife (06/04). Entretanto, não é considerada como a primeira transmissão oficial. Existem controvérsias em relação à data e ao ano da experiência. Alguns livros citam que, de fato, o teste teria ocorrido em fevereiro de 1923, dois meses antes de a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro entrar no ar.

1922 Primeira transmissão oficial. Realizada por ocasião da Exposição do Centenário da Independência no Rio de Janeiro (07/09), com o pronunciamento do presidente Epitácio Pessoa, seguida de audição de músicas, entre as quais, trechos da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

1923 Inaugurada a primeira emissora no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Edgard Roquette Pinto e Henry Charles Morize, cuja missão primordial é difundir a educação e a cultura. Doada ao Ministério de Educação e Cultura em 1936, passa a chamar-se Rádio MEC. Constitui o embrião do sistema de rádios educativas no país. Em homenagem a Roquette Pinto, a data do nascimento dele, em 25 de setembro (de 1884), é instituída como o Dia Nacional da Radiodifusão.

1930 Primeiras coberturas jornalísticas pelo rádio, durante a Revolução de 30. Torna-se, nesta ocasião, conhecido o repórter e locutor César Ladeira, pela Rádio Record, de São Paulo. Posteriormente, é considerado a voz da Revolução Constitucionalista de 32, ao lado de Celso Guimarães da Rádio Cruzeiro do Sul. Coube a Ladeira introduzir um novo modelo para o rádio, com a contratação de um cast de profissionais com remuneração mensal.

1932 Criado o primeiro jingle no rádio brasileiro pelo cartunista e compositor Antônio Gabriel Nássara, com o refrão: “Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança. Não me traga outro pão, que não seja o pão Bragança”. A padaria Bragança situava-se no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

- Decreto-Lei 21.111 libera as emissoras para veicularem anúncios.

- A Rádio Record de São Paulo realiza as primeiras propagandas políticas do rádio brasileiro.

1933 Rádio Escola do Municipal do Distrito Federal, obra do educador Anísio Teixeira, desenvolve aulas para o povo por intermédio do novo veículo.

1935 O Presidente Getúlio Vargas, através do Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC), do Governo Federal, cria o programa Hora do Brasil.

As rádios Kosmos e América, de São Paulo, são as primeiras a apresentarem programas de auditório.

1936 Entra no ar a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora que por anos foi a mais ouvida em todo o Brasil.

1937 Programa Hora do Brasil (que alterou o nome em 1946 para Voz do Brasil) passa a ser transmitido em rede nacional obrigatória. Nos anos 90, algumas emissoras obtiveram liminares para alterar o programa para o horário da madrugada.

1938 Formação da primeira rede nacional de rádios, a Rede Verde e Amarela, liderada pelas Organizações Byngton, realiza cobertura esportiva pioneira de um Campeonato Mundial de Futebol na França.

1939 Começam as atividades do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão que tem, entre outras finalidades, exercer censura prévia sobre os programas radiofônicos.

1940 O governo do presidente Getúlio Vargas estatiza a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

- As primeiras agências de publicidade começam a atuar e os programas de rádio recebem patrocinadores como Coca-Cola, Gessy Lever, Colgate, Esso, Goodyear, etc.

1941 Lançado para o professores do ensino secundário o programa educativo Universidade no Ar pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

- O ano marca a primeira edição de O Repórter Esso, boletim de notícias de cinco minutos, irradiado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e emissoras de outras quatro capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre).

- Também pela Nacional estréia Em busca da felicidade, radionovela cubana, pioneira no gênero, que permanece até 1943 no ar. No mesmo ano, é produzida Fatalidade, de Oduvaldo Viana, na Rádio São Paulo, primeira radionovela criada no Brasil.

1942 Rádio Nacional amplia a potência, inaugurando estação de ondas curtas com oito antenas voltadas para Estados Unidos, Europa e Ásia, transmitindo para o exterior em quatro idiomas.

1944 Criada a Associação Brasileira de Rádio (ABR). A entidade colabora para regulamentar a profissão de radialista e também com o texto-base do Código Brasileiro de Radiodifusão. Em 1962, já contemplando a televisão, foi instituído o Código Brasileiro de Telecomunicações.

1945 Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o modelo de rádio brasileiro, até então um mix europeu, passa a adotar o exemplo dos Estados Unidos.

1947 A Rádio Pan-americana de São Paulo é a primeira emissora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com