TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA D TEMPO

Ensaios: LINHA D TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 3

Gerações dos Computadores

1ª GERAÇÃO (1940 - 1952):

Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas, eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade, eles tinham apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa com isso caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por Kms de fios ligados manualmente, isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores e durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado. As operações de cálculos eram realizadas em milissegundos e constituídas por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares.

2ª GERAÇÃO (1952 - 1964):

Esta Geração foi originada pela revolução dos Transistores os quais substituíram as volumosas válvulas, houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas, desta maneira os computadores tornaram-se menores e devido a isso, muito mais velozes. O computador começa a ser utilizado nas grandes empresas, tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamento de cada vez, com o desenvolvimento das técnicas de integração, surgiram os Circuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha, várias dezenas, centenas ou milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha, dando o nome de microprocessador (processador miniatura).

3ª GERAÇÃO (1964 - 1971):

Surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados – SLT (Solid Logic Technolo-gy) uma técnica de micro circuitos, os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos. As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala), esta classificação é baseada na quantidade de componentes que o integrado contém. A programação dos computadores desta geração foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema específico.

4ª GERAÇÃO (1971 - 1980):

Os circuitos de larga escala utilizavam de mil à cem mil transistores em um único chip, essa tecnologia aplicada na fabricação de micro processadores no inicio da década de 80 e representou outro salto na história dos computadores, pois contribuiu para o surgimento de novas linguagens como PROLOG, FP, UNIX e o início da utilização da linguagem C, que são chamadas de linguagem de alto nível por serem escritas de maneira semelhante à linguagem humana. Nessa década surgiram os conceitos de PC (Personal computer ou em português: Computador pessoal) com os computadores 286, 386 e 486. Além disso, o mercado do mundo informático nesta época, desfrutava de placas VGA com suporte à 256 cores além de periféricos como impressoras e placas de som.

5ª GERAÇÃO (1980/Atualmente):

Basicamente são os computadores modernos. Ampliou-se drasticamente a capacidade de processamento de dados, armazenamento e taxas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com