TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Derivada

Pesquisas Acadêmicas: Lista De Derivada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

1.

Este trabalho trata-se da construção e ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão em arco, utilizando - se macarrão do tipo espaguete numero 7 e outros matérias especificados conforme o regulamento da competição. O principal objetivo é fazer com que a ponte suporte o maior peso possível antes de seu rompimento, A ponte será apoiada entre um vão onde serão colocadas as cargas até que a ponte se rompa. Além de aplicar os conhecimentos básicos adquiridos em mecânica para resolver problemas de engenharia, utilizar computadores para ajudar na elaboração do projeto, projetar sistemas de estruturas simples e a execução do trabalho em grupo.

2. DESENVOLVIMENTO TEORICO

As primeiras pontes surgiram a partir da necessidade do homem de atravessar obstáculos em busca de alimentos e abrigo, assim as primeiras pontes surgiram de forma natural com a queda de troncos de arvores sobre os rios.

Com a evolução da humanidade e o surgimento de uma vida mais sedentária, foram surgindo também pontes com uma estrutura fixas e duradouras, a mais

antiga estrutura ainda existente até hoje é uma ponte de pedra, em arco situado no Rio Meles na Turquia.

Com o surgimento das ferrovias o homem precisou criar grandes pontes que suportassem grandes cargas, foi então em aproximadamente 1900, que começaram a surgir as primeiras pontes de concreto, onde este substituía a pedra como principal material.

Em 1912 surgiram as pontes em vigas, e simultaneamente as pontes em arco feitas de concreto com essa evolução ganharam patamares ainda maiores que foram se desenvolvendo cada vez mais até chegarmos nas pontes atuais, onde chegam a cruzar oceanos ligando uma cidade a outra.

3. ETAPAS DA CONSTRUÇÃO

A primeira etapa foi a escolha do modelo da ponte, estudamos os diferentes modelos de pontes (treliçadas, de suspenção, em arco e em viga) escolhemos a ponte em arco que é uma ponte plana e com um arco por cima, não é uma ponte tão simples de ser executada por depender muito da qualidade da execução para se tornar resistente.

Após a escolha da estrutura mais apropriada para o experimento ( em arco ), o passo seguinte foi a

execução do projeto usando um software (Autocad) com as medidas reais da nossa ponte.

Após o projeto feito o passo seguinte foi a compra do material já estabelecido pelo regulamento da ponte, após a compra do material começamos a execução onde usamos tiras de cano PVC de 20 cm cerca de 220 fio para a montagem do arco que suportara toda a força de compressão que a ponte ira sofrer, com o cano e o macarrão cortados encaixamos os fios no interior de cada cano até ficar um cilindro uniforme, apos a montagem dos sete cilindros começamos a colagem deles, onde lixamos suas superfícies para poder encaixa-los um nos outros e formando um arco. Com o arco pronto partimos para a base da ponte onde colocamos todos os macarrões em seus encaixes e os colamos com Durepoxi com a base e o arco feito, fizemos um suporte da mesma altura que a ponte, apoiamos o arco e fizemos a colagem das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com