TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Exercícios De Redes

Dissertações: Lista De Exercícios De Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 7

Responda as seguintes questões:

1) Cite as principais diferenças entre repetidores, pontes e roteadores.

Repetidor - usado basicamente em redes de topologia linear, o repetidor permite que a extensão do cabo seja aumentada, criando um novo segmento de rede.

O repetidor é apenas uma extensão (um amplificador de sinais) e não desempenha qualquer função no controle do fluxo de dados. Todos os pacotes presentes no primeiro segmento serão compulsoriamente replicados para os demais segmentos. Por exemplo, se a estação 1 enviar um pacote de dados para a estação 2, esse pacote será replicado para todas as máquinas de todos os segmentos da rede.

Em outras palavras, apesar de aumentar a extensão da rede, aumenta também o problema de colisão de dados.

Pontes (Bridge) - A ponte é um repetidor inteligente, pois faz controle de fluxo de dados. Ela analisa os pacotes recebidos e verifica qual o destino. Se o destino for o trecho atual da rede, ela não replica o pacote nos demais trechos, diminuindo a colisão e aumentando a segurança. Por analisar o pacote de dados, a ponte não consegue interligar segmentos de redes que estejam utilizando protocolos diferentes.

Roteadores - O roteador é um periférico utilizado em redes maiores. Ele decide qual rota um pacote de dados deve tomar para chegar a seu destino. Basta imaginar que em uma rede grande existem diversos trechos. Um pacote de dados não pode simplesmente ser replicado em todos os trechos até achar o seu destino, como na topologia linear, senão a rede simplesmente não funcionará por excesso de colisões, além de tornar a rede insegura (imagine um pacote de dados destinado a um setor circulando em um setor completamente diferente).

Existem basicamente dois tipos de roteadores: os estáticos e os dinâmicos.

2) Descreva com suas próprias palavras o que é uma rede de computadores?

Uma rede de computadores é um conjunto de computadores (locais ou remotos) interligados entre si (de forma total ou parcial) de tal maneira de possibilitar a comunicação de dados localmente e/ou remotamente, incluindo todos os equipamentos eletrônicos necessários à interconexão de dispositivos, tais como microcomputadores e impressoras. Esses dispositivos que se comunicam entre si são chamados de nós, estações de trabalho, pontos ou simplesmente dispositivos de rede. Bastariam só dois computadores, ou nós, como o número mínimo de dispositivos necessários para formarmos uma rede. O número máximo não é predeterminado, pois, teoricamente, todos os computadores do mundo poderiam estar interligados, de fato a Internet é um exemplo disto.

3) Qual o equipamento que você utilizaria para conectar um segmento de rede ethernet a um segmento token-ring? Justifique.

Switch ou um hub, porque esta tecnologia de rede utiliza uma topologia física em estrela, com as estações sendo ligadas a dispositivos centrais, denominados MAUs (Multistation Access Units), através de cabos de par trançado.

4) Qual é a principal diferença entre a comunicação sem conexão e a comunicação orientada a conexões?

O serviço orientado a conexões se baseia no sistema telefônico. Para falar com alguém, você tira o fone do gancho, disca o número, fala e, em seguida, desliga. Da mesma forma, para utilizar um serviço de rede orientado a conexões, primeiro o usuário do serviço estabelece uma conexão, utiliza a conexão, e depois libera a conexão. O aspecto essencial de uma conexão é que ela funciona como um tubo: o transmissor empurra objetos (bits) em uma extremidade, e esses objetos são recebidos pelo receptor na outra extremidade. Na maioria dos casos, a ordem é preservada, de forma que os bits chegam na seqüência em que foram enviados. Em alguns casos, quando uma conexão é estabelecida, o transmissor, o receptor e a sub-rede conduzem uma negociação sobre os parâmetros a serem usados, como o tamanho máximo das mensagens, a qualidade do serviço exigida e outros questões. Em geral, um lado faz uma proposta e a outra parte pode aceitá-la, rejeitá-la ou fazer uma contraproposta.

Por outro lado, o serviço sem conexão se baseia no sistema postal. Cada mensagem (carta) carrega o endereço de destino completo e cada uma delas é roteada (encaminhada) através do sistema, independentemente de todas as outras. Em geral, quando duas mensagens são enviadas ao mesmo destino, a primeira a ser enviada é a primeira a chegar. No entanto, é possível que a primeira mensagem a ser enviada seja retardada, de modo que a segunda mensagem chegue primeiro.

5) Qual o significado das seguintes siglas: ASK, FSK e PSK ?

ASK: modulação por amplitude

Nesse tipo de modulação a portadora é modulada em amplitude de acordo com o sinal a ser transmitido. A amplitude da portadora se modifica conforme o sinal modulado, podendo adotar dois níveis de amplitude.

FSK: modulação por freqüência

A portadora é modulada em freqüência de acordo com o sinal a ser transmitido. A freqüência da portadora modifica-se de acordo com o sinal modulado.

PSK: modulação por fase

A portadora é modulada por alternância de fase conforme o sinal a ser transmitido. A faseda portadora modifica-se de acordo com o sinal modulado.

6) Explique o conceito de banda passante.

Faixa de frequência em que os sinais de entrada não são atenuados pela função de transferência. Banda passante é o conjunto de frequência que pode assumir uma onda eletromagnética. Varia de frequências muito baixas até altíssimas frequências. A relação entre banda passante e a velocidade da transmissão está no aumento da banda passante. Quanto maior mais rápida a transmissão.

*Taxa de transmissão = (banda passante) x (Mbits/Mhz da banda)

7) Qual o padrão de rede local que usa como padrão a topologia lógica em anel?

Ethernet e token ring.

8) Cite as principais diferenças entre hubs e switches.

O switch é um equipamento de rede que trabalha na mesma camada do modelo OSI do hub, a camada de enlace ou camada 2, entretanto, enquanto o hub trabalha apenas como um repetidor de sinais, ou seja, todo o sinal que chega em uma porta é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com