TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Propriedades e Resistência dos Materiais

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

2ª Prova de Propriedades Mecânicas dos Materiais  -    15/08/2020

Nome: Caio Mioto Siqueira                          Número...161323626

Instruções:

  1. Antes de resolver a prova você deve completar os dados para cada questão fornecidos no arquivo “Tabela de dados” disponibilizado no Classroom. Procure o seu nome na tabela para acessar os dados da sua prova;
  2. Está é uma prova e deverá ser resolvida individualmente. No caso de questões com respostas semelhantes e compartilhamento de arquivos a nota será zerada;
  3. Utilize este mesmo arquivo para colocar as suas respostas. É obrigatório anexar todas as imagens solicitadas e preencher todas as tabelas.  Cálculos realizados a  mão devem ser fotografados e inserido no texto nos locais indicados. Façam com capricho, imagens legíveis e organizadas para facilitar a correção;
  4. Para o envio, após a resolução gerar um arquivo PDF. O nome do arquivo devera iniciar pela sigla da sua turma (Mec, Prod, Mat ou Esp) seguido do seu nome completo. Exemplo: Mec Valdir Alves Guimarães  ou  Esp João Maria de Aquino;
  5. O arquivo deverá ser enviado hoje dia  15/08/2020 até as 18h para valdir.alves@unesp.br
  6. Estarei disponível para solucionar dúvidas em todo o período da prova exclusivamente pelo  WhatsApp no  número: 12 98125 9802.

Questão 1 (2,0 pontos). O gráfico abaixo representa o resultado de dois  ensaios de tração de um mesmo aço, com a mesma composição química, que foram submetidos a processamento diferenciados. Responda:

  1. Descreva detalhadamente uma rota pela qual a amostra 1 após ser submetida a um determinado processamento passou a exibir a curva do tipo 2. Relacione como as discordâncias influenciam no mecanismo proposto.

Resposta:

A peça  pode ter passado por tempera e revenimento. Começa com ela sendo levada ao forno ou aquecida por processo de indução. Quando ocorre o aquecimento ao patamar de temperatura específico do aço, ocorre a re-organização dos cristais do metal ou aço no que se chama austenitização.Em seguida, o aço é retirado do forno e passa por um resfriamento, em óleos, água ou ar. Para evitar que o aço perca as formas e características obtidas na etapa de aquecimento.Após esta etapa, o aço é levado para o tratamento de revenimento, que se caracteriza por reaquecimento abaixo da zona crítica e resfriamento adequados.

  1. Para cada uma das curvas abaixo determine a  Tensão de escoamento (σe), Tensão limite de resistência (σt), Plasticidade (εt) e módulo de elasticidade (E) e tenacidade . Coloque os seus resultados na tabela abaixo. Faça uma imagem dos seus cálculos e anexe logo abaixo da tabela. Preencha as dimensões das amostras de acordo com a tabela fornecida  de acordo com o seu nome:

Dados do corpo de prova: Preenchimento obrigatório:

Dimensão

Diâmetro da amostra D0  (mm)

D0 =  9,8 mm

Comprimento Inicial da amostra L0 (mm)

L0 =  178 mm

[pic 1]

Resposta: Preencha a tabela com os seus resultados

Propriedade

Material 1

Material 2

Tensão de escoamento (σe)*

Ok

Ok

Tensão limite de resistência (σt)

ok

Ok

Plasticidade (εt)

ok

Ok

Módulo de elasticidade (E)  

ok

ok

Tenacidade (aproximado)

* Considere o escoamento inferior

Anexe aqui a imagem com os seus cálculos:

[pic 2]

Questão 2 (2,0 pontos).Uma barra de aço de acordo com as dimensões indicas na tabela abaixo foi submetida a um esforço de tração. Considerando a carga máxima suportada pela barra  e a carga de ruptura responda:  

  1. Porque a fratura ocorreu a um carregamento inferior ao da máxima carga?

Resposta:   

Pois quando o material começa a se deformar plasticamente, antes da ruptura, a área de seção  reta para um material ductíl diminui, assim a barra rompeu com uma menor tensão.

  1. Considerando a tensão de escoamento do material indicada na tabela abaixo, é possível determinar a variação de comprimento da amostra  para a  carga aplicada indicada.? Calcule / justique.

Dados da barra: Preenchimento obrigatório:

Dimensão

Módulo de Elasticidade E (GPa)

E= 200

Diâmetro da barra  D0   (mm)

D0 =   11,8

Comprimento Inicial da amostra L0 (m)

L0 =  4,8

Carga máxima suportada (kgf)

Pmax = 6800

Carga de ruptura (kgf)

Prup =  5800

Tensão de escoamento (MPa)

σe =  410

Carga aplicada (kgf)

F= 5000

 

Insira abaixo a sua resposta e a imagem com os cálculos efetuados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (837.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com