TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista exercicios engenharia de manutenção

Por:   •  2/12/2015  •  Exam  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  6.563 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCICIOS B

1) Um armazém frigorífico opera o sistema de refrigeração com 4 compressores, parafuso típico, selado com óleo, que possui dois rotores acoplados, montados em 4 mancais para fixar suas posições na câmara de trabalho. Em um período de 24 meses foram detectadas 9 falhas por desgaste nos mancais, com os seguintes tempos para reparos: 32, 22, 18, 22, 12, 18, 10, 9, 22 horas. Os compressores ficam parados somente no horário de ponta. Calcule MTBF e MTTR.

Período = 24 meses x 30 = 726 dias x 24 = 17280 horas x 4 compressores x 4 mancais cada = 276480 horas / Nº de falhas = 9 / Tempo de reparos = 32+22+18+22+12+18+10+09+22 = 165 horas

MTBF = tempo médio entre falhas

MTTR = tempo médio entre reparos

MTBF = 276480h / 9 = 30720 horas / MTTR= 165 /9 = 18,33

Disp = (30720/ 30720 + 18,33) x 100= 99,9% de disponibilidade

2-O que se entende pelo termo “Gestão de utilidades”? Dê exemplos de utilidades.

R: Gerenciamento de serviços e atividades de infraestrutura destinados a suportar a atividade fim de uma organização

Exemplos:

Subestação, compressores, grupos geradores, centrais de ar condicionado, bombas de agua e de óleo, exaustores, elevadores, pontes rolantes, etc.

Atividades relacionadas à manutenção predial: instalação e reforma de pisos, paredes, móveis, telhados, tubulações, rede, telefonia, etc.

3-Qual o objetivo da Gestão de Lubrificação?

R: Gestão de lubrificação pode ser definido como a soma de todas as atividades realizadas em uma determinada instalação para assegurar que o lubrificante certo seja fornecido na quantidade certa, no ponto certo, no momento certo e com o método certo.

4-Quais as características dos tipos de graxas expostos abaixo:

Graxa de cálcio: solúvel em água e pouco resistente ao calor. Não devem ser utilizadas em temperaturas acima de 60 ºC (140 ºF).

Graxa de sódio: solúvel em água, mais resistente ao calor em comparação à graxa de cálcio. podem trabalhar em temperaturas de até 120 ºC (259 ºF).

Graxa de lítio: uma mistura muito resistente e adaptada aos mais variados usos desde o doméstico até o automobilístico; o ponto de gotejamento é aproximadamente 180°C e permanece inalterável suportando o calor. Podem ser utilizadas em aplicações úmidas quando a temperatura é muito alta para a graxa à base de cálcio.

Graxa de cobre: também chamada graxa de revestimento, composto de pó fino de cobre disperso na graxa e é usado para proteger as roscas de parafusos e helicoides e resiste à temperatura de até 1000°C, não é solúvel em água.

Graxa de grafite: para altíssimas pressões e contatos elétricos.

Graxa de alumínio: para altíssimas pressões, hidro-repelente e ante emulsionante, adequada ao engraxamento sob pressão.

5- As graxas são empregadas onde os óleos não são eficazes. Associe os tipos de graxa com suas respectivas características:

I – Graxas de cálcio II – Graxas de sódio III- Graxas de lítio

P – Para altíssimas pressões, adequada ao engraxamento sob pressão com boa aderência da graxa, proporcionando boa proteção contra a ferrugem e resistência à lavagem por água.

Q – Resistente à agua e não podem ser usadas em altas temperaturas, são muito empregadas em pistolas para lubrificação de mancais, de buchas operando a temperaturas normais e cargas médias.

R – Tem como principal vantagem a boa resistência ao calor, embora sejam solúveis, não resistem à água e são resistentes à ferrugem.

S – Possuem boa resistência ao calor e à água sem grandes alterações em suas propriedades

A) I-P; II-Q; III-S

B) I-R; II-P; III-Q

C) I-R; II-S; III-P

D)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com