TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Exercício Planejamento Controle De Operações

Dissertações: Lista Exercício Planejamento Controle De Operações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 3

1. Diferencie a demanda, os recursos e os objetivos do planejamento e controle no curto, médio e longo prazo?

Longo prazo: usa previsão de demanda agregada, determina recursos de forma agregada e os objetivos são estabelecidos em grande parte em termos financeiros.

Médio prazo: usa previsão de demanda desagregada, determina recursos e contingencias e os objetivos são estabelecidos tanto em termos financeiros quanto operacionais.

Curto prazo: usa previsão de demanda totalmente desagregada ou real, faz intervenções nos recursos para corrigir desvios dos planos e as considerações de objetivos operacionais são caso a caso.

2. O que é MRP? Para qual tipo de demanda o MRP se destina?

O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de quantidades e tempos em grande escala e com elevado grau de complexidade. O MRP faz o planejamento das necessidades de materiais e é uma abordagem de gestão dos itens considerados de demanda dependente.

3. Quais os principais critérios adotados para o sequenciamento da produção?

Os principais critérios são as restrições físicas e características dos produtos, a prioridade de determinado cliente, a data prometida, a organização em fila (LIFO ou FIFO) e o tempo de processamento.

4. Qual a diferença de planejamento da produção e programação da produção?

Planejamento são as atividades que visam orientar o que será feito no futuro considerando um horizonte maior de tempo (ano, mês, trimestre e etc).

O programa de produção visa orientar a execução do plano em um horizonte de curto prazo (semanas, dias, horas e etc).

5. Qual a diferença entre programação e controle “empurrado e puxado”?

Programação empurrada consiste em iniciar o trabalho assim que ele chega. A programação puxada envolve iniciar o trabalho no último momento possível sem que ele sofra atraso (Just in time).

O controle e envio de ordens em sistemas empurrados são centralizados em sistemas como MRP, assim o posto de trabalho executa suas atividades e envia para o processo seguinte sem se preocupar esse processo necessita ou não do material.

O sistema puxado o processo final informa sua necessidade ao processo anterior que envia a quantidade estipulada. Um sistema visual denominado Kanban é útil para programar o sistema puxado.

6. Quais os principais tipos de estoques? Explique cada um deles.

Estoque de proteção: ou isolador é responsável por compensar as incertezas inerentes s a fornecedores e demanda.

Estoque de ciclo: ocorre porque um ou mais estágio na operação não podem fornecer simultaneamente todos os itens que produzem (Exemplo da Padaria no livro SLACK página 383 na segunda edição).

Estoque de antecipação: é usado para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda. É mais comumente utilizado quando a variação é significante, porém, relativamente previsível.

Estoque no canal (de distribuição): existe porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e ponto de demanda.

7. Quais os principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com