TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro

Artigos Científicos: Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

novos, mas o fato de que são materiais fabricados com alto conteúdo tecnológico.

PROJETO INTEGRADOR – CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

1 –

Metálicos

Cerâmico Poliméricos

Ponto fusão Alta temperatura Media temperatura Baixa temperatura

Dureza Media Alta Baixa

Maleabilidade Media Baixa Alta

Densidade Baixa Baixa Baixa

Resistência eletrica Isolante térmico Isolante térmico Não condutor eletrico

2- Até a década de 1820 predominava a chamada teoria da força vital. Os compostos orgânicos só existiriam nas coisas vivas, enquanto os compostos inorgânicos seriam os constituintes de todos os materiais.

3 – a microestrutura de um material compreende as diferentes fases e o modo como elas estão arranjadas. Suas características físicas, propriedades mecânicas elétricas magnéticas, químicas entre outras.

4- Os materiais avançados são materiais que, em resultado de desenvolvimentos inovadores em projeto, técnicas de produção e de processamento, apresentam novas estruturas com superiores propriedades.

A demanda da sociedade por produtos materiais de maior e melhor resistência, como por exemplo, para espaçonaves, foguetes, aparelhos ortodônticos, entre outros, faz com que ocorra um estudo para o melhor desempelho dos materiais.

5-

5-condição de trabalho

4-Resistência perante o ambiente

3-Tempo de duração

2-Deterioração

1-Custo.

6 – cerâmica tradicional: utilizam matérias-primas de baixo custo pois são abundantes na natureza, como argilas, felpatos, calcários entre outros. Entre estes processos estão a fabricação de tijolos, telhas, blocos.

Cerâmicas avançadas: essas são obtidas a partir de matérias-primas mais puras resistem as mais altas temperaturas e a maioria dos corrosivos químicos.

7- Os materiais por apresentarem características, propriedades e estruturas diferentes, deve ser analisados quando ao seu melhor desempenho para determinadas aplicações. Um conhecimento aprofundado dos materiais pode ser um fator importante para o profissional do ramo da engenharia.

Assim, sua importância é de que quanto mais familiarizado estiver o engenheiro com as varias características e relações estrutura-propriedade, bem como suas técnicas de processamento mais capacitado, o engenheiro estará para fazser opções corretas dos materiais a serem aplicados.

8 - O que hoje caracteriza o termo "novos materiais" não é o fato de serem novos, mas o fato de que são materiais fabricados com alto conteúdo tecnológico.

O aspecto a destacar aqui é que essas novas propriedades adquiridas pelos materiais viabilizam novas aplicações e utilizações, criando usos que até hoje não eram possíveis, ora por não haver material suficiente, ora por falta de material adequado. Com a viabilização dessas aplicações, criou-se um ambiente propício ao estudo e criação de novas tecnologias, gerando um efeito em cadeia de desenvolvimento, com resultados visíveis em diversos setores da indústria moderna.

Apesar do nome, não chamamos assim somente os “materiais novos”, aqueles que não conhecíamos antes mas passamos a conhecer recentemente. Entram nessa categoria também os materiais antigos, tradicionais, mas que agora são produzidos com um conhecimento tecnológico muito maior.

9-

Apoiados pela ciência e pela engenharia, suas propriedades resultantes são muito melhores do que aquelas presentes no material tradicional, tendo em vista que existe um maior controle sobre o produto, com um grau de pureza químico e estrutural muito maior, e isso tudo a um preço bem inferior. O que hoje caracteriza o termo "novos materiais" não é o fato de serem novos, mas o fato de que são materiais fabricados com alto conteúdo tecnológico.

3 – A microestrutura de um material compreende as características físicas do material que podem ser observadas ao microscópio. Muitas das características estruturais (como, por exemplo, o tamanho dos grãos) que governam as propriedades dos materiais caem dentro da faixa da microestrutura, ressaltando, assim, o motivo pelo qual o estudo e o controle da microestrutura dos materiais é tão importante. A microestrutura dos materiais depende fundamentalmente da composição química e dos tratamentos térmicos e mecânicos aos quais o metal foi submetido. Infelizmente só podemos determinar (com precisão crescente) a composição química – mas não quais foram os tratamentos que produziram uma determinada microestrutura! A conclusão mais importante que emerge desse contexto é a constatação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com