TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica E Programacao

Dissertações: Logica E Programacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

1.1. Tema

Sistema Acadêmico Integrado à Biblioteca.

1.2. Problema

Falta de controle da quantidade de acervos, falta do controle de saída e devolução, falta no controle das pessoas que devem os acervos. Falta de rapidez nas informações. Falta de comunicação entre a gerência e os outros setores.

1.3. Justificativa

O presente projeto tem como finalidade verificar a utilização, a eficiência e a importância do sistema de informação da Instituição. Constituindo-se de uma maneira mais eficácia as informações para que seus alunos, funcionários e bibliotecário da instituição utilizem com mais facilidade e obter resultados mais precisos. Os sistemas de informação proporcionam aos utilizadores maior segurança, precisão e menor risco de erro nas informações. Assim, o sistema consiste em uma uniformidade e controle sobre os meios de informação, se responsabilizando pela automatização de todos os registros informativos na Instituição. Portanto, a importância do projeto é mostrar aos usuários que esse sistema de informação tem prestígio quando obtidas as informações corretas para as pessoas certas, no momento adequado e interpretada corretamente.

1.4. Objetivos

1.4.1. Gerais

Verificar a utilização, a eficiência e a importância do sistema informatizado pra biblioteca do CEEP na percepção de seus atores. Tem por finalidade a integração da política educacional e administrativa da escola, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, por meio da disponibilização de produtos e serviços de informação, colaborando assim para a formação de cidadãos conscientes.

1.4.2. Específicos

Identificar como é a organização da Rede de Unidades de Informação do CEEP;

Levantar as etapas realizadas para implantação do Sistema;

Conhecer a avaliação da implantação de um Sistema Informatizado de Gerenciamento de Bibliotecas pelo Bibliotecário do CEEP;

Descrever a capacitação técnica e de pessoal, necessária para implantação de um Sistema Informatizado de Gerenciamento de Bibliotecas;

Identificar os benefícios de implantação do sistema nas Unidades de Informação no CEEP.

1.5. Levantamento de Dados

Após realizarmos uma pesquisa chegamos a conclusão que todo sistema da biblioteca e feito manualmente isso desde 1980 quando o CEEP foi inaugurado segundo a bibliotecária Rosângela Lima da Silva Soares a desvantagem e que a demora pra se identificar com precisão o acervo e se esta disponível. Também a falta de livros para os novos cursos: Petroquímica e Mineração.

A solução e a implantação ou uma biblioteca virtual apesar da Instituição já ter um sistema implantado o Thotons segundo o Diretor Claudenir Moreira Machado esse sistema custou 70 mil reais e sua manutenção custa 1500 reais mensais a gerente técnica Lucia Machado afirmou que seria preciso uma equipe em tempo integral para da o devido suporte a ele.

O que nossa equipe propôs:

Informatização do sistema ligada a Secretaria de educação pra quando um novo exemplar chegar ser adicionado a biblioteca virtual da Instituição, ter um de nossos parceiros como funcionário da instituição para da o devido suporte ao sistema.

2. ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO A BIBLIOTECA

2.1. Descrição do projeto

O sistema para gerenciamento de biblioteca deverá conter cadastro de usuários, no qual dados serão colhidos dos usuários, e bibliotecários e livros para possíveis reservas e empréstimos de livros. Para que uma reserva ou empréstimo de livros sejam efetuados será necessário que o usuário e o livro estejam devidamente cadastrados no sistema, lembrando que haverá um limite de livros (Inferior a 4) e que o livro deverá estar disponível. Caso o livro esteja disponível, o empréstimo será efetuado. Logo após o lançamento do empréstimo será impressa uma nota de empréstimo ao usuário contendo a data de devolução do livro. O livro poderá ser reservado caso ele não esteja disponível para empréstimo (emprestado a outro usuário), e em caso de atraso de devolução bibliotecária ligará para pedir que o usuário devolva o livro, se isso não ocorrer o mesmo ficará bloqueado a mesma quantidade de dias de atraso.

2.2. Metodologia

O sistema foi criado através de pesquisas e estudos na biblioteca, entrevistas com profissionais na área de criação de sistema semelhante a esse. Tem por objetivo apresentar métodos de analise e projeto de sistema, visando proporcionar melhores condições e rapidez de informação para instituição.

3. REQUISITOS FUNCIONAIS E NÃO FUNCIONAIS

3.1. Requisitos Funcionais

RF01: Permitir a liberação do acervo através do número do CPF.

RF02: Emitir comprovante de saída e devolução do livro.

RF03: Emitir alertas quando não possuir livros disponíveis.

RF04: Impedir que o usuário inadimplente solicite acervo.

3.2. Requisitos Não Funcionais

RNF01: Os comprovantes devem ser emitidos na hora da saída e da devolução do livro.

RNF02: Os alertas podem aparecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com