TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica Programaçao

Monografias: Logica Programaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 11

Glossário de Informática e tradução de termos informáticos

A

Anchor text, texto da âncora. O texto da âncora apresenta uma curta descrição do conteúdo apontado. Por exemplo, no apontador seguinte o texto da âncora é "Visibilidade em motores de busca".

Atuning, adaptação. É o oposto de tuning, ou seja, o utilizador adapta-se ao desempenho do sistema. Por exemplo, se uma determinada página demora muito tempo para carregar o utilizador habitua-se a executar outra tarefa enquanto espera.

Avaliação heurística de usabilidade - Uma avaliação de usabilidade é feita por um conjunto de peritos nesta área que, baseando-se em resultados obtidos em estudos científicos e em pequenas experiências, tentam identificar quais os principais problemas de usabilidade que existem num sítio web. As avaliações de usabilidade não analisam uma amostra representativa dos utilizadores do sítio web.

B

Backlinks; inlinks; incoming links, ligações de entrada, ligações recebidas. Conjunto dos links que apontam para uma página da Web.

Backtrack, retroceder. Voltar a um estado anterior.

Banner, manchete. Anuncio embutido numa página web.

Banned page, página banida ou excluída. Significa que a página (ou site) foi banida dos resultados de um motor de busca por ser prejudicial ao bom funcionamento do motor de busca, por exemplo porque usou web spamming.

Benchmark, bancada de testes. Aplicação que executa um conjunto de testes sobre um sistema de modo a medir e comparar o seu desempenho com o de outros sistemas.

Blog, blogue. É um sistema de publicação na web destinado a divulgar informação por ordem cronológica, à semelhança de um diário. Os blogues ganharam grande popularidade porque permitem que utilizadores com poucos conhecimentos técnicos de Informática publiquem facilmente conteúdos na web. Os blogues inicialmente tinha uma carácter pessoal mas hoje em dia são usados para todos os fins, servindo de suporte, por exemplo, a produtos empresariais ou programas de rádio.

Bookmark, favorito. Funcionalidade de um browser que permite guardar URLs de páginas para que sejam rapidamente acedidas no futuro.

Bottleneck, ponto de congestão. Refere-se normalmente a um componente ou tarefa que impede que um sistema apresente melhor desempenho. Por exemplo, o ponto de congestão dos computadores é normalmente o acesso a disco. Embora um CPU possa ser muito rápido, este ficam bloqueado à espera das respostas dos discos para poder processar a informação.

Breadcrumb navigation, navegação por rasto ou estrutural. O nome vem do conto infantil de Hansel and Gretel, em que as duas crianças marcaram o caminho de volta para casa com migalhas de pão (breadcrumbs). É um modelo de navegação em que é apresentada uma linha no topo de cada página indicando a localização da página actual na hierarquia do sítio web. Todas as palavras são links de texto contendo os títulos das páginas dos níveis acima, excepto a última que indica o titulo da página actual.

Browser, navegador. Programa utilizada para visualizar páginas da web.

C

Cache, cópia arquivada. Funcionalidade de um motor de busca que permite ao utilizador visualizar uma página mesmo que esta já não esteja disponível no seu site de origem.

CAPTCHA: Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart. É um teste para diferenciar se o acesso a uma página está a ser feito por uma pessoa ou por uma máquina. São normalmente aquelas letras com formato estranho que se pede que sejam reescritas numa caixa de texto antes de inserir um formulário. É usado como ferramenta anti-spam.

Cluster, agregação; agrupamento. Dentro da Informática é usado com diversos significados, por exemplo, pode designar uma estrutura de dados específica usada num sistema de gestão de base de dados ou um grupo de máquinas que interagem entre si. No contexto da pesquisa na web significa uma agregação de resultados de uma pesquisa interligados entre si.

Cloaking, camuflagem. Ocorre quando um servidor web devolve páginas diferentes consoante o cliente que o visita. Por vezes é usado para fornecer conteúdos enganosos aos batedores do motor de busca sem interferir com os que são apresentados aos utilizadores humanos. Quando detectada este tipo de acção é punida com o banimento da página.

Content Management System (CMS), sistema de gestão de conteúdos. É um sistema que permite gerir os conteúdos de um site, tipicamente através de uma interface web, de modo a que o site possa ser alterado remotamente a partir de qualquer computador com ligação à Internet.

Country-code Top-Level Domain (ccTLD), domínio de topo nacional. São os nomes dos domínios de topo atribuídos a cada país. Por exemplo, o ccTLD de Portugal é .pt, o ccTLD de Brasil é .br, o ccTLD de Espanha é .es.

Crawling, recolha; varrimento. Recolha automática de conteúdos da web através da extração iterativa de ligações hipertextuais.

Crawler, batedor. Sistema responsável pela recolha automática de conteúdos da web.

D

Data warehouse (DW), armazém de dados. Sistema de gestão de base de dados optimizado para permitir um processamento de grandes quantidades de dados provenientes de diversas fontes, tipicamente bases de dados transaccionais.

Data Mining, prospecção de dados. Área da Informática que se dedica à extração de conhecimento adicional através da análise de dados. Por exemplo, uma tarefa de prospecção de dados é a recolha de palavras frequentemente pesquisadas a partir da análise do registRo dos pedidos efetuados a um motor de busca.

Default, pré-definido, por omissão. O termo "value by default", significa que o valor de uma variável vem definido pelo fabricante. Embora a fonética das palavras seja semelhante, a tradução "valor por defeito" é errada. "Defeito" sugere que os valores estão errados, quando na realidade, o objetivo dos valores pré-definidos é fornecer valores corretos que permitam a utilização de um sistema sem que sejam necessárias configurações adicionais pelos seus utilizadores.

Design liquido. É uma técnica de desenho de páginas web que permite que estas se adaptem ao espaço do ecrã disponível para a sua visualização. Tornando assim um site mais acessível independentemente do tamanho do monitor, da janela usada no browser ou do dispositivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com