TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Casos: Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Logística Empresarial

Santo André / SP

2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Logística Empresarial.

Santo André / SP

2013

SUMÁRIO

1 Introdução 02

2 Apresentação da Empresa Walmart 03

3 Produtos Comercializados 04

4 Rede de Logística 04

5 Vantagens Competitivas 07

6 Cadeia de Suprimentos 07

7 Fluxo de Processo 10

8 Proposta de Melhoria 12

9 Indicadores de Desempenho 12

10 Visão Estratégica 12

11 Fluxo de Caixa Relevante 13

12 Modelos de Gestão 13

Considerações Finais 14

Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é apresentar as ferramentas da Logística Empresarial através da empresa Walmart, apresentando inicialmente o breve histórico da empresa, incluindo a Missão, Visão e Valores.

Apresentamos neste trabalho a teoria nos ensinada em sala de aula, que envolve várias matérias, juntamente com a prática vivida através da visita feita ao maior varejista mundial e terceiro maior do Brasil, o Walmart. Aqui trataremos da companhia, com foco no modelo instalado no Brasil, mais precisamente em uma das unidades localizada em Santo André-SP, que não difere muito do modelo internacional. Abordaremos sua rede de logística, seu fluxo de caixa, bem como informações em relação às vantagens competitivas e seus indicadores de desempenho, incluindo todo o fluxo de processo no que diz repeito a propostas de melhoria e visão estratégica.

2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: Walmart Brasil Ltda multinacional varejista, localizado na Av. Dos Estados, 8500 Parque Capuava – Santo André – SP, CNPJ 00.063.960/0005-24.

Principais Executivos:

Luiz Antonio Zacharias (Vice-Presidente de Operações Região Sudeste, Nordeste e Sul)

João Carlos da Silva (Diretor de Operações Região Sudeste).

Breve Histórico da Empresa:

Samuel Moore Walton, fundador da companhia, nasceu em 1918 e se formou em economia em 1940. Junto com seu irmão Bud Walton, Sam Abriu uma franquia da rede Ben-Franklin, em Newport em 1945. Bud e sua esposa Audie associaram-se a Sam e Helen (esposa de Sam) por um ano, até comprarem sua própria loja.

Sam e Helen transformaram a loja que operava até então com prejuízos em uma das maiores unidades da rede Ben-Franklin. Vendo o sucesso em 1949, o proprietário que alugava o imóvel para os Waltons, pediu-a de volta.

Assim, os Waltons, mudaram-se para Bentonville. Em 1951, o casal passou a administrar uma pequena loja de variedades e de baixo volume, a Walton’s 5 & 10, que pertencia ao seu irmão. Em 1962 os Walton’s já possuíam e operavam 16 lojas.

Entre 1951 e 1962, Sam visitou vários concorrentes, dentre eles a rede K-Mart. O conceito da K-Mart era simples: mercadorias de preços baixos com qualidade e ênfase no auto-serviço. Com isso Sam considerou um novo tipo de conceito: Lojas de Descontos.

Em 1962, Sam abriu a primeira loja de descontos em Roger’s (Arkansas), com o nome de Wal-Mart. Até 1992, quando veio a falecer, Sam foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Walmart no mundo todo.

A expansão internacional começou em 1991, quando a rede foi para o México. Em 1995 o Walmart veio para o Brasil, através de uma joint-venture com as Lojas Americanas. Neste mesmo ano foram abertas cinco lojas, três Sam’s Club (lojas de atacado) e dois Supercenter (Hipermercados).

No Brasil o Walmart atua em hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança, atacados e clubes de compras. Em 2008 o Walmart iniciou seu segmento em eletrônicos

Hoje, 10.130 lojas e locais de clubes em 28 países empregam 2,1 milhões de associados, atendendo a mais de 176 milhões de clientes por ano.

Nossa Missão:

“Vender por menos para as pessoas viverem melhor”.

Nossa Visão:

“Ser o melhor varejista do Brasil na mente e nos corações dos consumidores e funcionários”

Nossos Valores:

- Respeito pelo Indivíduo;

- Atendimento ao Cliente;

- Busca pela Excelência.

3 – PRODUTOS COMERCIALIZADOS:

O Walmart possui um portfólio de produtos de varejo em geral, além de produtos com marca própria que unem qualidade e baixo custo. Foi pensado por Sam Walton para que além de compras, o seu cliente poderia almoçar tomar café, revelar fotos, passar na farmácia, abastecer o carro etc.

A política transformou a empresa em um gigante varejista e continuou crescendo, ampliando sua rede e mudando seu formato comercial inaugurando clubes de compra e o primeiro hipermercado, tendo como público alvo a população em geral.

4 – REDE DE LOGÍSTICA:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com