TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Artigos Científicos: Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  6.464 Palavras (26 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 26

file:///C:/Users/ANA%20CRISTINA/Downloads/PROINTER%20II%20Etapa%202..docPROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II (PROINTER II)

Professor Me. Luiz Manuel Palmeira

Professor Tutor Presencial: Eduardo Dias Soares

Professor Tutor EAD: Eduardo Dias Soares

Belo Horizonte – MG

Dezembro/ 2013

Ana Cristina Gherardi RA 6056483381

Karla Christina Fernandes Silva RA 1299502657

Ricardo Diogo Ramos RA 1299516281

Sidney Henrique Beraldo RA 1299555604

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II (PROINTER II)

Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos Superiores de Tecnologia II apresentando às Disciplinas: Responsabilidade Social e Meio Ambiente; Tecnologias da Gestão e Direito Empresarial do curso EAD – de Tecnólogo em Logística Unidade Belo Horizonte da Faculdade Anhanguera.

Belo Horizonte – MG

Dezembro/ 2013

SUMÁRIO

2. Apresentação do Alvo do Projeto 04

3. Contextualização da Pesquisa 05

4. Fundamentação Teórica 15

5. Analise e Interpretação dos Dados 22

6. Desenvolvimento e Implementação (Formulação) 23

7. Resultados 26

8. Referências Bibliográficas 27

9. Anexos 28

2. APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise da monocultura em larga escala de EUCALIPTO, uma prática que vêm se tornando cada vez mais frequente em nosso país, dada que a rentabilidade dessa prática é altamente lucrativa, principalmente para as grandes empresas que atuam no setor de produção de celulose.

Nesta ATPS iremos apresentar um projeto de impacto causado pela monocultura do EUCALIPTO principal componente utilizado pela indústria da celulose.

O papel, sucessor do papiro e do pergaminho, começou a ser utilizado no ano 105 D.C., pelos chineses, que mantiveram por séculos seu segredo de fabricação.

A expansão para o Ocidente só ocorreu no ano 751, sendo hoje um dos produtos mais utilizados pelos seres humanos.

O ciclo de vida do papel, no Brasil, inicia-se com plantio do EUCALIPTO, que leva de seis a sete anos para atingir a idade de corte.

Em menor proporção é também utilizado o PINUS.

Para produzir uma tonelada de papel são necessárias aproximadamente duas toneladas de EUCALIPTO, que equivale a 20 árvores.

Sua principal matéria-prima é a celulose, obtida a partir de fibras celulósicas, retiradas dos troncos dessas árvores.

São usados também produtos inorgânicos para imprimir ou melhorar certas propriedades do papel.

O papel é fundamental ao nosso modo de vida. Por isso, não há como negar a importância dessa atividade econômica. Porém, como qualquer outra, se não for exercida com responsabilidade socioambiental, torna-se fator de degradação e destruição de ambientes naturais.

Como qualquer outra monocultura, plantios florestais podem causar:

• Desmatamento

• Impactos sobre a biodiversidade;

• Erosões;

• Poluição hídrica por agrotóxicos, óleos e graxas (de caminhões e máquinas agrícolas).

Outro fator que tem importância nessa discussão é o fato dessas monoculturas serem capazes de absorver enormes quantidades de água, podendo até mesmo ressecar rios e outras fontes hídricas existentes no entorno dessas grandes plantações.

3. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA.

Figura 1: Distribuição em percentagem das plantações de eucalipto no mundo, no ano de 1998.

Fonte: Flynn e Associates, 1999 apud Moura e Garcia, 2000, p.15.

Florestas plantadas: oportunidades e desafios da indústria brasileira de celulose e papel no caminho da sustentabilidade.

O eucalipto é uma planta originária principalmente da Austrália e do continente da Oceania, embora algumas raras espécies sejam de ilhas como Nova Guiné e Timor, além das Ilhas Moluscas.

Sua implantação em outras áreas se deu somente no século XIX, começando pela Europa, passando pelos Estados Unidos e finalmente chegando ao Brasil por meio do Sr. Frederico de Albuquerque, no ano de 1968, no estado do Rio Grande do Sul.

Um dos maiores propagadores da espécie pelo país foi Pereira da Fonseca, realizando grandes plantações no estado do Rio de Janeiro, com variadas espécies do gênero EUCALYPTUS.

A planta começou a ser amplamente utilizada depois da descoberta de seu valor econômico, e hoje é utilizada como principal fonte de alimentação da INDÚSTRIA DA CELULOSE NO BRASIL.

Uma das grandes vantagens do eucalipto e sua rápida difusão é o fato de a planta ser capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de climas, desde locais quentes e secos, como os desertos australianos, a climas muito úmidos e frios, como na Escócia.

O termo DESERTO VERDE vem ganhando um grande destaque na mídia, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, devido à grande repercussão que tem causado os atritos que envolvem esse termo.

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com