TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lógica Fuzzy

Ensaios: Lógica Fuzzy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Lógica fuzzy

Teoria dos conjuntos e suas aplicações

Gabriela Melo, Reinalde Bittencourt, Flávia Carvalho

Ciência da computação– Faculdade Pan Amazônica (FAPAN)

Caixa Postal 66063- 495– Belém– PA– Brazil

Departamento de Sistemas e Computação

Faculdade Pan Amazônica (FAPAN) – Belém, PA – Brazil.

gabbimv@gmail.com, rainalde18@gmail.com, flavia.carvalhoab@gmail.com

Abstract. This article address studies and situations about fuzzy logic. Presenting the search performed on the fuzzy set theory and its implementation rules. In paramount portray the inference logic to this that is related to intelligent systems, reporting studies and demonstrating the theoretical and practical logic as this spreads and helps solve real- world cases through intelligent systems, so it serves as the steps were founded to be obtained the solution of a problem involving this logic.

Resumo. Este artigo abordará estudos e situações acerca da lógica fuzzy. Apresentando a pesquisa realizada sobre a teoria dos conjuntos fuzzy e suas regras de aplicação. Em sumo, retrataremos a inferência desta lógica ao que está relacionado a sistemas inteligentes, relatando estudos realizados e demonstrando de forma teórica e prática como esta lógica se difunde e ajuda a solucionar casos do mundo real através de sistemas inteligentes, para que serve e como foi fundada as etapas para obter- se a solução de uma problemática que envolva esta lógica.

1. Introdução

As primeiras noções da lógica dos conceitos "vagos" foi desenvolvida por um lógico polonês Jan Lukasiewicz (1878-1956) em 1920 que introduziu conjuntos com graus de pertinência sendo 0, ½ e 1. A primeira publicação sobre lógica "fuzzy" foi em 1965, quando recebeu este nome, seu autor foi Lotfi Asker Zadeh, professor em Berkeley, Universidade da Califórnia. Permitindo que a lógica fuzzy descreva um determinado fato com detalhes, reduzindo assim a perda de informações, que consequentemente estará mais coerente possível com a realidade, conforme estudado por Zadeh, a transcrição é definida como o princípio da incompatibilidade, e mostra a relevância em utilizar a Lógica Fuzzy para auxiliar na resolução de problemas que tradicionalmente são difíceis de resolver. A idéia básica de um sistema fuzzy, é a existência do que é chamado de conjuntos fuzzy, esses conjuntos são funções que mapeiam um valor escalar em um número limitado entre 0 e 1, que indica o grau de pertinência desse valor ao conjunto. Portanto, é feita a transformação das variáveis de entrada do problema em valores fuzzy, para cada valor de entrada é aplicada uma função de pertinência, a qual retornará o grau de pertinência da proposição. Esse valor deve estar necessariamente limitado entre 0 a 1, o grau de pertinência 0 significa que o valor não pertence ao conjunto, enquanto o grau de pertinência 1 indica que o valor é uma representação completa do conjunto.

Por tanto, nos próximos tópicos deste artigo retrataremos como a lógica fuzzy pode influenciar não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com