TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECÂNICA DOS SOLOS O SOLO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL DE MECÂNICA DOS SOLOS O SOLO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/CIVIL

PROFª: JUDY MANTILHA

ALUNOS:

MARCELO FIGUEIREDO DE MELO ------- (TURMA CC)

LOCAL: FACULDADE DE ENGENHARIA FUMEC

DATA : 23/11/2015

1. INTRODUÇÃO:

OBJETO

Execução de obras civis para implantação da barragem de rejeitos que será implantada na cidade de Itabirito/MG.

* Etapas executivas de barragem de rejeito em Itabirito

Implantação do dique de partida, até a cota 1276,00m. Nesta etapa os serviços englobam a execução de desmatamento e raspagem nas áreas de empréstimo e áreas de inundação, raspagem e limpeza com remoção de solo superficial na área do maciço e ombreira, implantação de acessos construtivos, implantação do sistema extravasor na ombreira esquerda, sendo: canal do rápido em seção retangular (concreto armado), tratamento da fundação (etapa 1 e 2) sendo: Escavação em solos moles (compreende as escavações comuns em locais onde há ocorrência de água e/ou baixa consistência do material em estado natural), implantação do sistema de drenagem interna (colchão drenante tipo sanduíche), execução de dreno de ombreira vertical, aterro compactado do maciço da cota 1226 a 1276 no grau de compactação de 98% do proctor normal.

Abaixo imagem de implantação de barragem de rejeito:

Implantação de barragem de rejeito em Paracatu/MG

2 – METODOLOGIA EXECUTIVA (PRINCIPAIS SERVIÇOS)

DESMATAMENTO, DESTOCAMENTO E LIMPEZA DE TERRENO

Os serviços de desmatamento com destocamento e limpeza serão executados nas áreas a serem ocupadas pelas obras da barragem, nas jazidas de materiais naturais de construção (área de estocagem), áreas destinadas a bota-fora e a serem inundadas, e em outros locais indicados no projeto.

Equipamento:

Trator de esteiras e complementados com emprego de serviços manuais (moto-serras).

ESCAVAÇÕES

* A escavação comum aborda - sem a necessidade do uso de explosivos, ou do emprego de tratores munidos de escarificadores hidráulicos de um dente, ou similar.

* Escavação em Solos Moles - executadas manualmente ou com equipamentos tipo retroescavadeira e/ou escavadeiras hidráulicas.

CARGA TRANSPORTE E DESCARGA DE MATERIAIS ESCAVADOS

O material excedente ou imprestável, devido à má qualidade, será objeto de deposição em locais conhecidos como “Bota-Fora”, no sentido de não prejudicar a utilização da área ou a paisagem regional.

Escavação, Carga e Transporte

CONSTRUÇÃO DO MACIÇO:

Teor de Umidade

Os materiais, em cada camada do maciço, irão possuir teores de umidade dentro dos limites especificados, necessários à obtenção dos pesos específicos requeridos.

Os desvios do teor de umidade são iguais à diferença entres os teores de umidade obtidos na praça de compactação e os teores ótimos de umidade obtidos nos ensaios de compactação executados de acordo com o ensaio de Proctor Normal da Norma NBR-7182 da ABNT.

Será utilizado caminhões-pipa equipados com barras aspersoras, que permitam a aplicação uniforme de água na área a ser regada e o controle da aspersão durante a operação.

Lançamento e Espalhamento das Camadas

A operação de espalhamento será feita de modo que seja obtido aterro homogêneo,em relação a textura e características do solo.

Depois de espalhadas, as camadas terão espessura de 20 cm. Em locais inacessíveis aos rolos compactadores, onde será necessário o uso de compactadores mecânicos manuais, as camadas de solo solto serão espalhadas com espessuras que não excedam 10 cm.

Compactação

Após o nivelamento da camada, as operações de compactação serão iniciadas, com os rolos se movendo paralelamente aos eixos longitudinais dos maciços. Cada passada do rolo compactador irá cobrir total e uniformemente a área a ser compactada.

Para a compactação de uma camada, as passagens sucessivas do rolo estarão separadas por distâncias iguais as existentes entre as filas consecutivas de patas nos rolos pés-de-carneiro, de modo que seja obtida uma compactação uniforme em toda a área. Cuidados especiais serão tomados para que seja garantida uma perfeita ligação ente camadas contíguas.

Compactação de Aterro

Equipamentos

Rolos Pé-de-Carneiro e rolos Lisos

Compactadores Mecânicos de Operação Manual

Estes compactadores serão empregados nas áreas inacessíveis aos equipamentos convencionais de terraplenagem, obedecidos os critérios de compactação com a espessura adequada ao equipamento.

3 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para que os processos fossem executados, foram realizados ensaios de laboratório e de campo, e com os resultados obtidos e os mesmos estando atendendo a norma iniciará a execução da compactação, que compõe o principal serviço do escopo a ser realizado, sendo esses ensaios realizado como descrito abaixo:

Ensaio de compactação:

- Foi obtida a variação da massa específica seca em função do teor de umidade do solo, para uma determinada energia de compactação. Essa energia de compactação que será aplicada ao solo por processo dinâmico, através de golpes em queda livre do soquete, foi calculada pela equação.

Para o ensaio se disposto de dois soquetes e dois cilindros de compactação, com massa e altura de queda indicadas no quadro 1. E estabelecido também o número de camadas que a amostra será compactada, o tamanho do cilindro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com