TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Mec do Solos II

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaios Triaxiais Convencionais

Ensaio Adensado Drenado (CD) ou tipo (S) slow-Lento: è um ensaio em que há constante drenagem do corpo de prova, de forma que se aplica a tensão confinante, e espera-se que o corpo de prova se adense, ou seja, a pressão neutra se dissipe. Em seguida, a tensão axial é aumentada para que a água possa sair. Sendo assim, as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas que estavam ocorrendo, sendo, portanto, essas tensões efetivas as usadas para a determinação dos parâmetros.

Esse ensaio é também chamado “lento”, pois no caso das argilas, que por possuírem baixa permeabilidade, a dissipação das pressões neutras pode durar mais de 20 dias.

Possibilidade de utilização: No caso de estabilidade de estruturas de solos argilosos a longo tempo com relação a taludes e empuxos, ou de estruturas de solos arenosa recomenda-se o ensaio lento, tipo CD (S);

Ensaio Adensado não Drenado (CU): O corpo de prova é adensado sob a pressão confinante, e em seguida ele é carregado axialmente sem drenagem. Esse ensaio é também chamado de (R) ensaio rápido pé adensado, e indica a resistência não drenada em função da tensão de adensamento.

 Se forem medidas as tensões neutras, se torna possível determinar a resistência em termos de tensões efetivas, e em um prazo mais curto do que o ensaio CD.

Possibilidade de Utilização: No caso de barragens de terra quando há possibilidade de rápido esvaziamento recomenda-se o ensaio adensado rápido, tipo CU (R). Observa-se que para a obtenção dos parâmetros de resistência em termos de tensões totais (TT), é importante considerar a obra a que serão aplicados, dentro do ponto de vista acima apresentado. Um problema de escavação, por exemplo, em que haverá redução das tensões, não pode ser tratado da mesma maneira que um problema de fundações, onde haverá um carregamento. O desenvolvimento das tensões neutras em cada caso será diferente. O ensaio, em termos das tensões totais, deve procurar representar o problema específico

Ensaio não adensado não drenado (UU) ou tipo (Q) Quick-Imediato: nesse ensaio, não se permite em nenhuma etapa, o adensamento da amostra, e as válvulas de comunicação entre as pedras porosas e as buretas de medição são fechadas, impedindo a drenagem durante a aplicação das tensões.

 No ensaio, aplica-se a tensão hidrostática 3, e de imediato se rompe o corpo de prova com a aplicação da tensão axial , em velocidade padronizada. Por não se conhecer as tensões efetivas e nenhuma das fases de execução do ensaio, os resultados são interpretados em termos das tensões totais.[pic 1][pic 2]

Possibilidade de Utilização: Solos argilosos abaixo de fundações de edifícios, estruturas de terra em cortes provisórios, fundações de aterros em solos moles recomenda-se o ensaio rápido, tipo UU (Q).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (549.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com