TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE CÁLCULO - PROJETO COMBATE A INCENDIO

Por:   •  18/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

GUSTAVO DE OLIVEIRA SANTANA CARVALHO

RODRIGO CALDEIRA SOUZA

VALMIR SOUZA SANTOS JUNIOR

PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO

MEMORIAL DE CÁLCULO

Vitória da Conquista – BA

2019

GUSTAVO DE OLIVEIRA SANTANA CARVALHO

RODRIGO CALDEIRA SOUZA

VALMIR SOUZA SANTOS JUNIOR

PROJETO DE COMBATE A

MEMORIAL DE CÁLCULO

Memorial de cálculo do projeto de combate a incêndio, apresentado ao professor da matéria de Combate a Incêndio I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como parte dos quesitos para a obtenção de créditos no oitavo semestre do Bacharelado em Engenharia Civil.

Orientador: Prof. Dr. Altemar Vilar dos Santos

Vitória da Conquista – BA

2019


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO        5

3. DADOS DO PROJETO        6

4. RESERVATÓRIO        7

5. TUBULAÇÕES        8

6. PRESSÕES        9

6.1. Perda de carga do esguicho.        9

6.2. Perda de carga na mangueira do mangotinho.        9

6.3. Perda de carga na válvula angular do hidrante.        9

6.4. Perda de carga no ramal do Hidrante.        9

6.5. Perda de carga a coluna.        10

6.6. Perda de carga total no ramal de cada pavimento.        12

6.7. Altura manométrica total.        12

7. SISTEMA DE BOMBAS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Neste documento encontram-se todos os dados, suas normas referentes, hipóteses e cálculos realizados para dimensionar o sistema de combate a incêndio de hidrante.

A NBR 13.714/2000 – Sistema de hidrante e mangotinhos para combate a incêndio, a IT Nº 22/2016 – Sistema de hidrante e mangotinhos para combate a incêndio/BA, serviram como norteadores para o projeto, prevalecendo, em caso de divergência de dados, a informação que estabelece a maior segurança entre os documentos normativos.

Este memorial é acompanhado de mais outros dois documentos: um memorial descritivo, com as informações sobre o edifício e do sistema de combate a incêndio, e de um manual de operações, demonstrando a manutenção e a utilização da forma correta de todos os instrumentos e equipamentos que compõe o sistema de combate a incêndio.


2. OBJETIVO

O objetivo do projeto é dimensionar um sistema de combate a incêndio sob comando do tipo hidrante para um edifício hipotético.


3. DADOS DO PROJETO

Em concordância com a IT Nº 22/2016, para o sistema hidrante tipo 2, a vazão mínima considerada é 125 l/min. Para o cálculo da vazão total do sistema foi considerado a utilização dos dois hidrantes mais desfavorecidos, em relação a pressão estática, funcionando simultaneamente.

Ainda em relação à Instrução Técnica, conforme Tabela 2 da mesma a pressão residual considerada em projeto foi de 15mca. Além disso, a velocidade máxima de escoamento na tubulação do sistema de combate a incêndio não poderá exceder 5,0 m/s.

As considerações e hipóteses de valores obtidos da IT Nº 22/2016 para sistema tipo 2 referentes ao projeto supracitado podem ser observados na tabela a seguir.

Dados e Hipóteses de Projeto

Pressão Residual mínima  (mca)

15

Vazão  (l/min)

125

Vazão  (m³/s)

0,00208

Φ - Coluna (m)

0,05

Φ - Mangueira (m)

0,04

Tamanho Lance-Mangueira (m)

30

Φ - Esguicho (m)

0,016

K Esguicho (l/min.mca^-1/2)

25,3

C - Mangueira

140

C - Tubulação

120

Tabela 1 – Dados e hipóteses de Projeto


4. RESERVATÓRIO

Para a classe da edificação, A-2, a IT Nº 22/2016, preconiza uma reserva técnica de incêndio de 35 m³, para um sistema do tipo 2 com área da edificação compreendida entre 20.000 e 50.000m². Toda a reserva técnica de incêndio será alocada em um reservatório inferior, enterrado.

As dimensões do reservatório adotadas, para um formato retangular, foram: altura igual a 2,3 m, e base de 4,0 metros por 4,0 metros, composto por duas células com tampa de inspeção e escada de marinheiro para eventuais limpezas.


5. TUBULAÇÕES

Para sistemas tipo 1 ou 2 pode ser utilizada tubulação com diâmetro nominal DN50 (2”), desde que comprovado tecnicamente o desempenho hidráulico dos componentes e do sistema, de maneira tal que a velocidade na coluna não exceda 5,0m/s e que a tubulação suporte a pressão preconizada por projeto.

. Dessa forma, foram verificadas as velocidades para cada segmento de tubulação, através da equação (1), com os diâmetros correspondentes, para uma vazão de 250 l/s para a coluna, devido a consideração de dois hidrantes ligados simultaneamente, e 125 l/s para os ramais dos hidrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (594.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com