TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO ARQUITETÔNICO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 8

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO ARQUITETÔNICO.

DE REFORMA

OBRA:        Reforma parcial do Clube Agrícola Esportivo Recreativo  Progresso

LOCAL:        Linha 2, Seção Dourado, Margens da BR 153, Erechim/RS

PROPRIETÁRIO:        Clube Agrícola Esportivo Recreativo Progresso.

  1. GENERALIDADES:

O presente memorial descritivo tem por finalidade descrever as principais características do projeto arquitetônico e estabelecer as condições e a técnica que será empregada para aplicação dos materiais, e desenvolvimento das obras, bem como suas especificações para a Reforma parcial do Clube Agrícola Esportivo Recreativo Progresso.

O projeto arquitetônico foi elaborado com base nas necessidades dos usuários e observando atendimento às exigências da VISA do Município de Erechim .

  1. AREAS DA EDIFICAÇÃO COM ALTERAÇÕES:

O projeto contempla alterações na Copa, Cozinha, Casa de Carnes, Circulação e área da churrasqueira.

As demais áreas da edificação não sofrerão alterações, não sendo necessárias especificações e/ou explicações técnicas para as mesmas.

Permanecem inalteradas as condições existentes das áreas sem alterações, no tocante ao projeto arquitetônico, elétrico e hidrossanitário;

As áreas sem alteração foram parcialmente suprimidas das plantas, e grifadas com legenda própria.

  1. DEMOLIÇÕES:

Antes de se iniciar a demolição, as redes de fornecimento de energia elétrica, água, líquidos inflamáveis, gasosos inflamáveis, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor NR 18

Essas medidas nem sempre são simples, mas, são necessárias para garantir a segurança do procedimento:

  • Mantenha o local sinalizado;
  • Não permitir o acesso de pessoas estranhas ao serviço antes, durante e depois de ter ocorrido à demolição. Pessoas desavisadas são um perigo nesse tipo de trabalho.
  • Em caso de duvida quanto a solidez da estrutura e ou edificação durante e após a demolição, paralise imediatamente os serviços. Se necessário, solicite a  elaboração de laudo técnico por profissional legalmente habilitado.
  • A demolição deve ser executada sob a direção de um profissional legalmente habilitado, NR 18.5.3.
  • A empresa deverá fornecer EPIs em perfeitas condições de acordo com o risco da atividade NR 6.3
  • Objetos pesados ou volumosos devem ser removidos mediante o emprego de dispositivos mecânicos, ficando proibido o lançamento em queda livre de qualquer material.
  • Para evitar problemas com lançamento de poeira no ambiente, umedeça os restos de demolição antes de iniciar a remoção dos mesmos, NR 18.5.12.

  1. Demolições, retiradas e remoções a executar:
  • Retirada da porta junto de madeira e demolição de parte da parede de alvenaria de tijolos furados, revestido por cerâmica, que separa a copa e o salão, junto à janela da entrada principal;
  • Demolição parcial da parede dupla que separa a copa da área de churrasqueira e casa de carnes, até a altura de 2,90m
  • Retirada e remoção da bancada de cozinha que existe entre a copa e a cozinha, em material inoxidável, sobre muretas de alvenarias, com a demolição das muretas de alvenaria;
  • Fechamento do ponto hidráulico existente na atual pia de cozinha inox (item anterior);
  • Demolição parcial de uma das paredes da sala de carne, para a ampliação da cozinha.

  1. CONSTRUÇÕES:
  1. As estruturas do concreto:

As formas serão de chapas de madeira compensada colocadas de forma que fiquem estanques para evitar a fuga da nata de cimento. A estrutura de madeira das formas e o escoramento deverão apresentar resistência suficiente para evitar a deformação.

Deverá ser usado desmoldante para facilitar posteriormente a desforma. A retirada do escoramento deverá ser de forma progressiva e somente após o prazo de cura do concreto especificado em norma ou se pelo menos 21 dias.

Para a execução da estrutura de concreto armado deverá ser observado a NBR 6118 da ABNT e o fck do concreto deverá ser maior ou igual a 200 kg/cm², admitindo-se  que  seja “virado” na obra, desde que com a observação do traço recomendado, qual seja:

Traço do concreto virado na obra, para 1 saco de cimento:

Latas de 18 litros

Item

Consumo

Unidade

Areia grossa

5,0

Latas

Brita 1

6

Latas

Água

2

Latas

A laje a ser executada sobre a ampliação da cozinha será do tipo pré-moldada, com enchimento em EPS (isopor), o qual devera possuir no mínimo 7,5cm e ser de boa qualidade. A capa da laje será em concreto fck 20 Mpa. Antes da concretagem, deverão ser verificadas a instalação dos eletrodos e caixas de passagens necessárias. Verificar posição da vigotas em planta especifica.

As vigas seguem detalhamento específico.

  1. Paredes :

A paredes a serem executadas terão espessura de 18 cm, sendo de alvenaria de tijolos cerâmicos de 6 furos, de boa qualidade e dimensões uniformes com limite de compressão maior ou igual a 15 kg/cm², nas bitolas de 9x14x24/29 cm assentes à chato, devidamente rebocada interna e externamente.

O pé direito será de 2,90 m, desde o piso até a parte superior das paredes;

Para embasamento da parede deverá ser demolido parte do piso, abrindo-se uma valeta e executando-se uma viga conforme  pranchas 3 e 4.

  1. Revestimentos :

Todas as paredes serão revestidas interna e externamente com chapisco, emboço e reboco.

O chapisco terá o traço de 1:3 de cimento areia grossa, o emboço de 1:2:9 de cimento, cal e areia média e o reboco de 1:1:6 de cimento, cal e areia fina peneirada tendo no máximo 3 mm de espessura.

Nas argamassas de revestimento não será admitida, sob hipótese alguma, o uso de composto mineral, que contenha pozolanas na composição comercializado com os nomes, de pozolit, pozolan, etc.

Antes de aplicar qualquer revestimento nas paredes serão convenientemente molhadas as superfícies a serem revestidas com argamassa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com