TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO GERAÇÃO FOTOVOLTAICA APLICADA A UMA RESIDENCIA

Por:   •  28/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.642 Palavras (23 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Brasília

2017


 WEBSTER DOS SANTOS BARROS[pic 6]

[pic 7]

MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA APLICADA A UMA RESIDENCIA

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação.

                                                           Orientador: Flavio Nery

BRASÍLIA

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 O Problema        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral ou Primário        

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        

3 JUSTIFICATIVA        

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        


  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento sustentável é abordado como um dos assuntos mais visto na atualidade, nosso planeta teve amplas mudanças nas nossas central energéticas, no contexto específico, com o impulso nas atividades renováveis é a amplo eficiência  para estabelecer incentivos e vantagens  nas administrações energéticos e auxiliar com o progresso das fontes renováveis.

As energias renováveis vêm de recursos que estão ficando insuficiente no planeta como a energia hidráulica, biomassa, geotérmica, sol e vento. A  benefício na aplicação das fontes renováveis de energia e pelo acontecimento de serem conhecidas fontes inesgotáveis por causar menos choque na natureza e não jogar grandes quantidades de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera danificando  ainda mais nosso planeta.

As riquezas utilizadas na natureza que se desaparecem e ocasionam adversidades ambientais, diversas vezes com danos irreparáveis na natureza, a principal fonte de energia não renovava, vem basicamente dos combustíveis fósseis.

Uma das relevantes matrizes energéticas é a hidráulica, que gera sua energia através das hidrelétricas, que é um meio renovável que provoca amplos impactos ambientais, por obrigação de desviar rios e alagar quilômetros de áreas nativas para fabricar uma barragem, que são culpados pela produção de gás metano, que é responsável pelo resultado do efeito estufa, pela decomposição dos materiais destruídos no alagamento da extensão para obras da barragem.

A produção de energia fotovoltaica é uma surpreendente forma de se obter energia limpa, utilizando painéis solares que usa a irradiação solar, favorece exatamente a sustentabilidade ambiental do nosso planeta de uma forma positiva, de uma maneira geral tem a facilidade de várias aplicações para qualquer padrão de terreno e inúmeros lugares onde pode ser implantado, onde era impossível hoje possui energia procedente do sol chegando adversa comunidade ribeirinha, onde não tem energia elétrica, que hoje tem uma realidade diferente com a implantação da energia fotovoltaica.

As energias renováveis passaram a ser bem vista, de uma maneia mais ótima pela população, pelas necessidades que vivenciamos em nosso planeta, que afeta todo nosso sistema, na geração de energia principalmente na degradação e os problemas causados em nosso meio ambiente. A utilização da energia fotovoltaica vem se destacando por ser uma das soluções em que o balanço de vantagens e desvantagens é visível em suas comparações. A energia fotovoltaica apresenta diversas vantagens, como radiação solar que é uma fonte inesgotável de energia, seu impacto ambiental é mínimo, não tem nenhum tipo emissão de gases poluentes, o painel fotovoltaico tem uma media de duração de 30 anos.

Na conclusão de que hoje possuímos o grande desafio na comunidade, procurar novas possibilidades que melhore significativamente de um modo a restringir os largos embates ao nossa natureza, garantindo uma forma de produção de energia limpa, um funcionamento de energia ideal para toda a população.

  1. O Problema

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tem as hidrelétricas uma das fundamentais fontes energéticas do país, gera cerca de 60%, da matriz energética, esta criação varia de acordo com estações climáticas, e não atender a procura e acaba sendo indispensável o uso de outros tipos de geração de energia, que são as termoelétricas que usam combustíveis fosseis como seu combustível de geração, assim levantam muito seu custo da produção de energia, a seguir teremos gráficos como exemplos das matrizes energéticas.

                     Potencia gerada pelos tipos fontes de energia

[pic 8]

                       Respectivos valores para cada tipo de energia

                        [pic 9]

No Brasil as circunstâncias climáticas são favoráveis a energia fotovoltaica, possui uma das melhores reservas de obtenção de silício, que é a fundamental matéria prima na criação dos painéis fotovoltaicos.

Com o regulamento elaborado pela ANEEL, na resolução normativa de número 482/2012, toda energia introduzida nas linhas de transmissão são transformada em reembolso pela concessionarias não pode haver reembolso em  dinheiro, tem que ser devolvida em forma de credito nos meses decorrentes nas residências ou empresas do titular, que depara na própria localidade da concessionária com validade de até 60 meses.

Nas atuais regras, as fontes renováveis são autorizadas como micro geração com potência de 75 KW menor ou igual a 5 MW, relacionada com a rede de distribuição.

           2- OBJETIVOS

2.1 Objetivos Geral ou Primário

Com o desenvolvimento das fontes renováveis em frequente avanço, o objetivo é dimensionar e elaborar uma instalação de um projeto fotovoltaico, utiliza uma residência específica, relacionado a rede de transmissão, criando alguma avaliação de possibilitar economicamente  toda sua vida útil.

Partindo para o critério do projeto que será feito a avaliação dos componentes de sistema fotovoltaico com apoio das normas da ANEEL, possibilitando seus fatores técnicos e econômicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (598 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com