TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO OSI

Ensaios: MODELO OSI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina destinatária e o usuário da aplicação. Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolos) para que tal comunicação aconteça. Por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mail através do aplicativo de correio eletrônico, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3, IMAP). Tudo nesta camada é relacionado ao software.

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol)

BOOTP (Bootstrap Protocol)

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

FTP (File Transfer Protocol)

SSH (Secure Shell)

RTP (Real-time Transport Protocol)

Telnet

NFS (Network File System)

NTP (Network Transfer Protocol)

SIP (Session Initiation Protocol)

RDP (Remote Desktop Protocol)

IRC (Internet Relay Chat)

SNMP (Simple Network Management Protocol)

NNTP (Network News Transfer Protocol)

POP3 (Post Office Protocol)

IMAP (Internet Message Access Protocol)

BitTorrent

DNS (Domain Name System)

Ping

DHCP (Dinamic Host Configuration Protocol)

Protocolo de Transferência Simples de E-Mail

É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida.

É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa telnet. Esse protocolo usa a porta 25 numa rede TCP. A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (Mail Exchange).

Protocolo de Transferência de Hipertexto

É um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de cursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web (WWW), coordenado pela World Wide Web Consortium e a Internet Engineering Task Force (IETF), culminou na publicação de uma série de Requests for Comments; mais notavelmente o RFC 2616, de Junho de 1999, que definiu o HTTP/1.1.

Protocolo de Correio

É um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele está definido no RFC1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, respondê-las, armazená-las, etc..

Protocolo de Transferência de Arquivos

É uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com