TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo OSI

Trabalho Escolar: Modelo OSI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

 O meio de transmissão de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos.

 A Organização Internacional para a Normalização (ISO), foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma arquitetura padrão com objetivo de facilitar o processo de interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, assim em 1984 lançou o padrão chamado Interconexão de Sistemas Abertos (do inglês: Open Systems Interconnection - OSI) ou Modelo OSI.

O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.

Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada, como foi visto anteriormente.

 Protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. O uso difundido e a expansão dos protocolos de comunicação é ao mesmo tempo um pré-requisito e uma contribuição para o poder e sucesso da internet. O par formado por IP e TCP é uma referência a uma coleção dos protocolos mais utilizados. A maioria dos protocolos para comunicação via Internet é descrita nos documentos RFC do IETF.

Geralmente apenas os protocolos mais simples são utilizados sozinhos. A maioria dos protocolos, especialmente no contexto da comunicação em rede de computadores, é agrupada em pilhas de protocolo onde as diferentes tarefas que perfazem uma comunicação são executadas por níveis especializados da pilha.

O modelo clássico OSI, em sete níveis, é utilizado para conceitualizar pilhas de protocolo.

 Reconhecendo uma necessidade de padrões do mercado de LAN, o Institute of Electrical e Electronics Engineering (IEEE) criou o projeto 802. Chamado para o ano e mês (fev ' 80) de seu início, projeto 802 definida uma família de padrões de protocolo de nível inferior em camadas de link de dados e física do modelo OSI.

É difícil generalizar sobre protocolos pois eles variam muito em propósito e sofistificação. A maioria dos protocolos especifica uma ou mais das seguintes propriedades:

• detecção da conexão física subjacente ou a existência de um nó;

• handshaking (estabelecimento de ligação);

• negociação de várias características de uma conexão;

• como iniciar e finalizar uma mensagem;

• como formatar uma mensagem;

• o que fazer com mensagens corrompidas ou mal formatadas;

• como detectar perda inesperada de conexão e o que fazer em seguida;

• término de sessão ou conexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com