TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME E MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO.

Por:   •  20/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME E MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO.

Universidade Estácio de Sá

Bruno de Assis Alves

Brunoallves96@hotmail.com

Resumo:

Este relatório tem como objetivo expor os dados obtidos em dois experimentos, sobre Movimento Retilíneo e Uniforme e Movimento Uniformemente Variado, bem como, as conclusões que através dos mesmos foram formuladas e embasadas. O primeiro experimento consiste e impulsionar um carrinho, através de uma mola, sobre um trilho de ar comprimido e através das medidas experimentais obtidas descrever o movimento realizado. O segundo consiste em soltar o mesmo móvel no mesmo trilho de ar comprimido, que dessa vez se encontra inclinado e do mesmo modo descrever o movimento realizado.

.

1. Introdução

O movimento em que a força induzida é constante no decorrer do tempo é chamado de Movimento Uniforme, que na ausência de forças externas, a força induzida não sofre alteração e o corpo segue uniformemente em linha reta para o infinito. O movimento uniforme é caracterizado por percorrer distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

O movimento em que a força induzida varia no decorrer do tempo é chamado de Movimento Variado, ele é considerado uniforme quando tem a ocorrência de incrementos iguais de velocidades em forças induzidas iguais, quando isso ocorre o chamamos de Movimento Uniformemente Variado.

2. Teoria

2.1- Na física, movimento é a variação de posição espacial em relação a um referencial no decorrer do tempo, quando esse movimento ocorre de modo uniforme, onde não há variação de velocidade, o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais, então se no primeiro segundo se percorre 1 metro, no próximo segundo também será percorrido 1 metro e assim sucessivamente. Fazendo uso do modelo matemático podemos compreender melhor as características do movimento. Vejamos então como a matemática explica o comportamento do movimento uniforme.

Sabemos que: (1)

Onde: (2) e (3)

Sendo S e t, respectivamente, posição final e instante final e e , respectivamente, posição inicial e instante inicial.

Considerando , teremos: (4) → (5) → (6).

2.2 – Quando temos um movimento com variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração na medida em que o tempo passa, o chamamos de Movimento Variado e quando temos uma situação em que a variação de velocidade for sempre a mesma em tempos iguais, o chamamos de Movimento Uniformemente Variado, isso porque ele possui aceleração constante.

A aceleração é conceituada como a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, sendo assim teremos: (7)

Assim como para a velocidade podemos definir a aceleração média se considerarmos a variação de velocidade em um intervalo de tempo , e esta média será dada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (568.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com