TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Trabalho de Marés

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA PRELLIMINAR 

 

Escolha sua estação no link: https://tidesandcurrents.noaa.gov/tide_predictions.html Obs.: Verifique se a estação possui predictions – Harmonic.

 

Exemplo 

[pic 1] 

 

Após a escolha da estação obtenhas os dados requisitados

[pic 2]

 

 

Em Harmonic Constituents selecione os dados referentes ao Name, Amplitude, Phase e Speed.  

 

Obs.: Os dados estarão em feet, no próprio site do NOAA selecione as opções meters e GMT, para ter os dados padronizados no SI. A unidade da Phase está em graus (°) e do Speed (Velocidade angular) está em graus por hora (°/h), ambos devem ser convertidos para radianos (rad) e radianos por hora (rad), respectivamente.

 

Em Datums, observe o nível médio do mar (Mean Sea Level – MSL), atente-se que o mesmo se encontra em feet, logo, deverá ser convertido para metros.

 

Exemplo 

[pic 3] 

1ª ETAPA 

 

Com os dados de cada constituinte harmônica no Excel, utilize a formula indicada pelo professor:

 

[pic 4] 

 

 

H - Amplitude harmônica w - Velocidade angular G - Fase harmônica t - Tempo em horas

e - Erro em relação ao dado observado

 

Obs.: O Ruberto sugeriu utilizar entre 5 e 6 constituintes harmônicas, para selecionar as mais relevantes observe suas amplitudes, quanto maior a amplitude, maior é a importância da constituinte harmônica.

Obs.: O termo ε(t) da fórmula deverá ser desconsiderado inicialmente.

Obs.: O tempo t é dado em hora. Portanto, se você quiser analisar a amplitude de maré ao longo de um mês, o tempo deverá variar de 0 a 720, por exemplo.

Após obter os valores da amplitude em cada constituinte, some os valores de todas em um dado instante de tempo, não esqueça de somar o nível médio do mar, o mesmo obtido em Datums, nos passos anteriores.  

Após obter a amplitude da maré em todos os instantes de tempo, plote o gráfico, no eixox ficará o tempo, e no eixo-y a amplitude.

2ª ETAPA 

 

Nessa etapa você precisará obter os dados de previsões da sua estação em algum software. O sugerido pelo professor Ruberto foi WxTides32. Entretanto, o JTides é mais didático, e apresenta uma interface mais prática. Fica a sua escolha!

Para baixar o JTides acesse o link: https://arachnoid.com/JTides/ 

Observação: Verifique qual versão você está baixando, já que está disponível nas versões para Windows e demais sistemas operacionais. É de grande importância ter instalado em seu computador o Java, disponível em: https://www.java.com/pt_BR/download/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com