TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção De Máquinas

Ensaios: Manutenção De Máquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA MECATRÔNICA

CONTROLDE DE PROCESSOS

LEONARDO DA COSTA SIMÃO – 290742011

PORTFÓLIO PROCESSOS INDUSTRIAIS

FLUIDOS DE CORTE

GUARULHOS – SP

2012 

LEONARDO DA COSTA SIMÃO – 290742011

PORTFÓLIO PROCESSOS INDUSTRIAIS

FLUIDOS DE CORTE

Trabalho apresentado ao curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina PROCESSOS INDUSTRIAIS e ao prof. CLAUDEMIR CLAUDINO ALVES.

GUARULHOS – SP

2012

1. Como F.W.Taylor em 1890, introduziu a utilização do fluido de corte na usinagem. E nos dias de hoje. Quais são os fatores que levam a diminuição do uso do fluido de corte?

Frederick Winslow Taylor (20 de março, 1856 – 21 de março, 1915). Introduziu fluidos de corte de usinagem inicialmente com água, depois uma solução de água e soda, posteriormente água e sabão para evitar a oxidação das peças, mas os esforços para deixar de usar esta técnica tem ganhado força devido às doenças provindas do uso de fluidos, a poluição do meio ambiente e custos de produção. Os fluidos de corte que possuem cloro, por exemplo, como aditivo causa danos ao meio ambiente e a saúde humana.

2. O que é MQF? E como isso ocorre?

É uma de duas técnicas para se extinguir a utilização dos fluidos do processo de usinagem. Trata-se da pulverização de uma quantidade mínima de óleo em um fluxo de ar comprimido durante o processo.

3. Quais são as funções do fluido de corte?

Para se evitar danos às ferramentas e às peças devido às temperaturas que as mesmas produzem na durante o processo de corte é necessário que se utilize técnicas de lubrificação e resfriamento. Neste momento são utilizados os fluidos de corte que sendo adequadamente utilizados proporcionam a minimização dos desgastes, quebras, dilatação e quaisquer dados ao conjunto envolvido no corte.

4. Quando um fluido de corte é utilizado como refrigerante. O que o mesmo precisa apresentar?

Os requisitos para que um fluido de corte tenha a característica de refrigerante é que tenha baixa viscosidade para que flua facilmente, capacidade de “molhar” bem o metal para se ter um bom contato térmico e alto calor específico com alta condutividade térmica.

5. O fluido de corte está relacionado com a vida da ferramenta, acabamento superficial e/ou tolerância dimensional? Explique.

Sim. Com o esfriamento ou a lubrificação da ferramenta e das peças, os cavacos, por exemplo não ficam presos no processo de usinagem impedindo que as peças quebrem. No corte contínuo, realizado com ferramentas de metal duro onde, neste caso, consegue uma economia no processo e assim a durabilidade da ferramenta. Com a refrigeração das peças para evitar a dilatação das mesmas. Há situações em que a baixa rugosidade exige boa lubrificação. Quando da furação de ferro fundido cinzento que produzem cavacos descontínuos o fluido serve para transportar os cavacos quebradiços evitando danos à broca.

6. Na usinagem de magnésio, alumínio e suas ligas é muito comum a usinagem a seco. Por quê?

Por que os pontos de difusão são relativamente baixos sendo, 650ºC para o magnésio e 659ºC para o alumínio, com exceções de algumas ligas de alumínio/silício que promovem grandes tensões na superfície da ferramenta e a aplicação de um fluido é fundamental.

7. O que ocorre com um fluido de corte quando o mesmo é utilizado como lubrificante? E quais devem ser suas características para que isso ocorra de maneira eficaz? (cite todas)

O fluido, penetrando ente as superfícies (capilaridade), ajudado pela vibração da ferramenta, peça e cavaco, permite uma redução do coeficiente de atrito entre os mesmos reduzindo a força e potência do corte e, por sua vez, a temperatura.

As principais características para que o fluido seja um bom lubrificante é que tenha resistência a pressões e temperaturas elevadas sem vaporizar; boas propriedades antifriccão e antisoldantes; viscosidade adequada onde a formação de um filme de fluido entre as partes em contato é condição necessária para que ocorra a lubrificação; não apresentar odores desagradáveis; não corroer; não originar precipitados sólidos; não causar danos à pele humana ou à saúde.

8. Mostre como são classificados os fluidos de corte. Além deles podem ser utilizados mais algum tipo de fluido de corte?

Os fluidos de óleo são classificados em óleo integral (óleo mineral e vegetal); Miscível em água, os de emulsão que podem ser à base de óleo mineral, vegetal, e semissintéticos; E os de soluções sintéticos e semissintéticos. Além destes podemos utilizar o ar e a água.

9. Cite e explique os fluidos de corte do tipo aquosos.

Os emulsões, de óleo em água, são uma pequena percentagem de óleo emulsificável, composto por óleo mineral ou vegetal e outros ingredientes. Reduz a tensão superficial da água facilitando a dispersão do óleo, mantendo-o disperso como uma emulsão estável. Inibe a corrosão causada por fluidos exclusivamente de água. As emulsões são adequadas para as operações de usinagem em que o requisito principal é a refrigeração e onde a retirada do material, tanto em torneamento quanto em furação e retificação. A proporção é de 1:10 e 1:100.

Os microemulsões, fluidos semissintéticos, que possuem uma quantidade de óleo na solução, sendo de 5% a 50%, acrescidos de aditivos e compostos químicos que se dissolvem na água formando uma coloração menos leitosa e mais transparente.

As soluções químicas são totalmente livres de óleo mineral em sua composição e as substancias químicas dissolvem-se completamente na água. Apresentam uma vida maior devido aos componentes da mistura reduzindo o número de trocas de fluido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com