TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa de Risco Oficina Mecânica rev.1

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  2.522 Visualizações

Página 1 de 4

Q        

[pic 2]

Pós Graduação

Engenharia de Segurança do Trabalho

Nº 02/2016

Matéria: Documentação para Engenharia de Segurança do Trabalho

Tarefa 3

DATA

ALUNO / CÓDIGO DO CONTRATO

PROFESSORA

12/01/2016

Hugo Leonardo B. dos S. Bastos / 136485

Luis Roberto Pires Domingues Junior

Documentos de Referências:

  • Material didático
  • Tarefa 3
  • Mapa de Risco Oficina Mecânica

Visite uma padaria, borracharia, oficina mecânica ou um mercado de sua cidade e elaborar um Mapa de Risco apresentando no croqui ou planta-baixa do estabelecimento – feito a mão mesmo – as indicações de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente. Deve antes de apresentar o croqui, descrever de modo simplificado todas as funções e atividades desempenhadas nesse local

O mapa de riscos é um mapeamento geral da empresa que demonstra os riscos ambientais presentes nos ambientes de trabalho. Tem grande importância para que os trabalhadores identifiquem e sejam informados de forma simples sobre os riscos presentes em cada setor de trabalho. Indica através de círculos pequeno, médio e grande, o grau de riscos de cada agente ambiental. É elaborado pela CIPA, através de avaliações de cada risco que serve para o controle e a prevenção da exposição.

  1. INTRODUÇÃO

O mapa de riscos serve para demonstrar através de plantas dos ambientes de trabalho, os riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) que podem estar presentes em cada setor da empresa, causando danos à saúde do trabalhador. Cada risco é representado por uma cor diferente. O grau de riscos que o trabalhador pode estar exposto é representado por círculos (pequeno, médio e grande), quanto maior for o círculo, maior o risco. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é responsável pela elaboração do Mapa de Riscos, que é feito através de avaliações de cada setor da empresarial, com o objetivo de evitar a exposição dos trabalhadores aos riscos presentes na empresa. A CIPA também pode contar com o apoio do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para a elaboração do Mapa de Riscos.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. O MAPA DE RISCO, UM POUCO DE HISTÓRIA

De acordo com MATTOS, FREITAS (1994), o Mapa de Riscos surgiu na Itália em meados das décadas de 60 e 70, através de uma movimentação de sindicatos, se espalhando rapidamente por todo o mundo, chegando ao Brasil na década de 80. Tornou-se obrigatoriedade em todas as empresas do país, segundo a NR9, que contenham CIPA, (a CIPA está contemplada na NR5). Conforme a Portaria nº 05, de 17 de agosto de 1992, do Ministério do Trabalho e Emprego, a elaboração do Mapa de Riscos é obrigatória para empresas com grau de risco e número de empregados que exijam a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  1. PRA QUE SERVE O MAPA DE RISCOS

Serve para a conscientização dos trabalhadores apenas numa rápida visualização dos riscos presentes em toda a empresa, com a união de todas as informações (através de diagnósticos) necessárias à saúde e segurança no trabalho da empresa. Também serve de estímulo para os trabalhadores, que ao participarem de sua elaboração, trocam diversas informações e ficam cientes de todos os riscos presentes na empresa, sabendo assim como se prevenir e evitar acidentes.

  1. COMO SÃO ELABORADOS OS MAPAS DE RISCOS

Através do conhecimento de todo o local de trabalho, são analisados: A atividade exercida, repetitividade, instrumentos e materiais de trabalho, e principalmente o ambiente. É elaborado sobre a planta da empresa, com a classificação de cada risco ambiental encontrado, o grau do risco deve ser representado por tamanhos diferentes de círculos e o tipo de risco indicado através de cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com