TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Martelo de Contra Golpe

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 3

MARTELO DE CONTRA GOLPE

O forjamento é uma técnica de transformação mecânica, desde a antiguidade, o processo era manual, a qual utilizava ferramentas como martelo de forja e a bigorna e esse trabalho era executado pelos ferreiros.

Estes profissionais apoiavam a peça bruta aquecida sobre a bigorna e martelavam até alcançar a forma desejada.

Com a passagem do tempo foi percebendo a necessidade de se fazer peças maiores, de melhor acabamento e em maiores quantidades então máquinas foram incorporadas no processo de forjamento.

Esse processo de conformação, obtemos a peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão e na grande maioria dos casos o forjamento é realizado a quente e dependendo do metal é utilizado a frio.

Os processos se dividem em duas categorias forjamento livre e forjamento em matriz fechada e os equipamentos utilizados vão de encontro com os utilizados pelos ferreiros.

A força é provocada por um peso cadente ou martelo e com o impacto temos a deformação do metal sob uma alta velocidade as primeiras camadas superficiais vão se tomando forma.

Com a dissipação de energia cinética do martelo no impacto as máquinas são energicamente limitadas.

Com o martelo de forjamento podem ser forjadas inúmeras formas e tamanhos diferenciados.

Dependendo da capacidade do martelo de forjamento pode aplicar de 60 a 150 pancadas por minuto.

No martelo de contra golpe duas massas se chocam no meio do percurso com a mesma velocidade sendo a massa superior acionada por meio de sistema pistão cilindro e a massa inferior por cabos com uma ligeira diferença de 5% a menos que a superior.

A utilização de martelo contra golpe apresenta vantagens e desvantagens em relação aos outros tipos martelos o de dupla ação e queda livre.

Temos como vantagens maior rendimento, não transmite ou é bem reduzido o impacto em fundações (solo) e a própria peça, todo o trabalho é absorvido entre as massas que se chocam e por fim temos a maior velocidade de acionamento.

Por outro lado temos as desvantagens como desalinhamento entre a parte superior e inferior da matriz, necessidade de centralização da força na matriz para que se minimize atritos, impossibilidade de virar a peça durante o processo , devido o conjunto (peça/matriz) estarem em movimento e manutenção com preços elevados.

Temos abaixo dois modelos de martelo contra golpe.

Figura 01

Martelo hidráulico de contra golpe programático com micro-movimento do corpo da série de CDK da Companhia Baixie.

Conta com tela de toque para a conversação do operador com a máquina com todos os parãmetros de trabalho e multifunções controlando até a energia dos golpes.

Ao utilizar esse equipamento não deve economizar com o investimento para isolamento da vibração por que tem uma preço mais acessível com uma boa qualidade das peças forjadas.

Dentre outras vantagens do modelo como a economia de energia e sistemas de antivibração que podem ser instalados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com