TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A repressão após o golpe de 1964

Artigo: A repressão após o golpe de 1964. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa-3, passo1/2

A repressão após o golpe de 1964

Para falarmos deste tema vamos relembrar um pouco da historia política. O Brasil sofreu um golpe militar no ano de 1964 que ocasionou o regime da ditadura militar, no ano de 1967 o Brasil foi tomado por atos institucionais que diminuía cada vez mais a liberdade individual e as garantias fundamentais em nome da “segurança nacional” afastando a quem eles consideravam oposição do congresso, sob pressão militar foi elaborada uma carta constitucional que legalizou a ditadura de (1964-1985). Mas, no entanto a mobilização popular força uma transição para a democracia, os Cidadoes da época tiveram muitas lutas para trazer a liberdade de pensamentos políticos culturais e sociais.

O processo de redemocratização foi fruto de muitas lutas de homens e mulheres conhecidos ou anônimos que entregaram suas vidas na luta pela libertação política do Brasil.

Após muitas lutas pelos direitos de eleger seu presidente, o cidadoes brasileiro consegue através de votação eleger o presidente Tancredo neves, mas em seguida ele adoece e morre e toma posse o vice Jose Sarney sobe o decreto da nova constituição brasileira.com o novo decreta os direitos e garantias fundamentais, juntamente com os direitos civis e político passa a ser a bandeira do estado democrático de direitos. A regulamentação de leis que garantissem a dignidade da pessoa humana o direito ao tratamento as pessoas hipossuficiente em todas as esferas de direitos, torna-se prioridade. Dentre as leis criadas em obediência as normas listadas no artigo da constituição que trata dos direitos e garantias podemos destacar, o código de defesa do consumidor, o estatuto da criança e adolescentes e o estatuto do idoso.

Muita coisa aconteceu de lá para cá, no contexto político e humano na sociedade brasileira, após 28 anos passada a ditadura conseguimos uma nova geração de cidadoes que podem expressar seus pensamentos e atitudes políticas, culturais e sociais. Sem o temor da repressão que assombrou seus as cedentes.

Hoje podemos contar com uma eleição democrática onde escolhemos nossos governantes, expressar nossos pensamentos e atitudes, pois nossos direitos e garantias fundamentais são protegidos. O processo de democratização ainda caminha a passos lentos, muito das garantias constitucionais ainda não foram implantadas por falta de vontade política, mas não podemos dizer que o problema esta no poder, porque o problema esta no homem que coloca seus interesses em primeiro lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com