TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Exercícios Resolvidos

Exam: Matematica Exercícios Resolvidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Exam  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 1: MATEMÁTICA

Caríssimos alunos, olá!

Hoje vocês iniciam o “Curso de Matemática” para o Ensino Médio e Pré Vestibular, e acredito que, se vocês estudarem, acompanharem com atenção nosso bate papo sobre esta matéria e, sobretudo, fizerem os exercícios, tenho CERTEZA de que vocês irão eliminar esta disciplina e vencer no Vestibular. Vamos lá!!

DIFERENÇA ENTRE “EQUAÇÃO” e “FUNÇÃO”

Exemplo de equação: x + 1 = 4 Ora, um certo número “desconhecido” (que é o “x”) somado com 1, dará como resposta o “4”. Que número “x” é este?? Ora, só pode ser o número 3, pois somente 3 + 1 dá 4.

Resolvendo, temos:

x + 1 = 4

x = 4 – 1

x =3

Exemplo de Função: x + 1 = f(x) ou f(x) = x + 1

Aqui, nós temos que um número desconhecido (que é o “x”), somado com 1, dará “outro número desconhecido”, que é o “f(x)”. Assim, qualquer que seja o valor que dermos para o “x”, teremos um resultado refletido em f(x).

Por exemplo, sendo f(x) = x + 1, para x = 2, teremos que f(x) = 3

Para x = 10, teremos f(x) = 11

Para x = 50, teremos f(x) = 51

Para x = 3, teremos f(x) = 4 E assim por diante.

Isto quer dizer que, na “equação” x + 1 = 4 , nós estamos “fixando” a resposta, assumindo que o x só pode ser o “3”, pois somente ele mais 1 dará 4.

Mas, quando escrevemos f(x) = x + 1, “não estamos” fixando uma resposta. Estamos apenas dizendo que “qualquer número mais 1, dará qualquer resultado”. E isto é função, e é representado pela forma f(x).

Estar em função, significa que podemos aplicar uma série de valores para “X”, e obtemos uma série de resultados, representados pela forma “f(x)”.

O resultado não é fixo. Podemos aplicar “quantos valores quisermos”, e obteremos tantos resultados em troca. Isto é estar em função, ou seja, em dependência dos valores dados a X.

Estar em equação ou “equacionando”, significa que estabelecemos um valor “fixo” que queremos obter. No nosso exemplo, o número “4”. Assim, o valor de “x” só pode ser o 3 (no caso de x + 1 = 4). Queremos obter o 4, e não qualquer outro valor.

Então, a “função”, pode oferecer inúmeros resultados, e a “equação” apenas um.

Exercícios Resolvidos

1) Calcule o valor da equação 3x – 5 = 7

Resolução:

3x – 5 = 7

3x = 7 + 5

3x = 12

x =12

3

x = 4

2) Calcule o valor da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com