TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática

Exames: Matemática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2012  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Atualmente encontramos dentro da educação matemática, resultados tidos como insatisfatórios obtidos na docência desta disciplina nas diversos níveis de ensino, que abragem desde a pré-escola até a universidade.

O ensino-aprendizagem da matemática no em algumas escolas consiste na utilização de algoritmos, ou seja um conjunto de regras e operações que transmitem e resolvem exercícios a partir de métodos formais, tornando a forma de aprender matemática monótona, ou seja, usa o modelo tradicionalista, cujo a maioria dos professores utilizam em sala de aula e que algumas vezes não contribui para o processo de construção do conhecimento do aluno. Nessa perspectiva a Matemática passa a ser vista como difícil, chata e sem conexão com a realidade dos estudantes que necessitam dessa ciência para resolucão de diversas situações apresentadas no cotidiano.

Iremos trabalhar a resoluções de problemas matemáticos com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Essa etapa é caracterizada por um momento de transição na vida escolar dos educandos, onde começa a convivência do aluno com uma organização escolar com o qual não está habituado; horário compartilhado, por diferentes matérias e diferentes professores, níveis de exigência distintos gerando uma certa instabilidade em relação a sua aprendizagem. Com isso o objetivo deste trabalho é mostrar aos alunos a importância de estudar resolução de problemas matemáticos, pois com a irsersão de metodologias inovadoras o ensino progride e torna os alunos pessoas capazes de vencer obstáculos e se tornar um grande investigador, podedendo superar os seus conhecimentos.

Os conhecimentos matemáticos tem grande importância para o mundo, pois ele prepara e forma o sujeito para viver numa sociedade em constante evolução, tendo o papel formativo na participação crítica e autônoma do aluno e, como destaca-se nos PCNs (1998, p.56)”[...] a matemática é importante na medida em que a sociedade necessita e se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos que por sua vez são essenciais para a inserção das pessoas como cidadãos no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais”. Logo, entende-se que é necessário há busca por transformações nas atividades desenvolvidas em sala de aula, pois permite ao educando uma visão de conhecimentos mais amplo, dando evidência as habilidades e capacidades de analisar, descobrir e então agir em uma educação transformadora onde torne o ensino-aprendizagem da matemática algo mais dinâmico, prazeroso e desafiador.

A disciplina matemática é bastante temida pelos alunos, causando inseguranca em relação aos conteúdos abordados de forma mecânica e repetitiva, bem como, desvinculada do cotidiano do aluno por meio de aulas tradicionais, fazendo-os acreditar que esta matéria se baseia apenas no acúmulo de fórmulas a serem seguidas e aplicadas. Em meio a essa problemática é que desenvolvemos este projeto com o objetivo de amenizar as dificuldades dos alunos em aprender matemática e contribuir com um novo jeito de ensinar aos alunos através da resolução de problemas matemáticos, que vem a ser de fundamental importância para a educação, pois ela dá suporte para a aplicações no cotidiano, motivando os estudantes da disciplina e adequando-os a situações reais através do raciocínio lógico e quebrando a rotina de mecanismo da aula, melhorando assim o seu entedimento e a capacidade de interpretação. Conforme Dante(1992:12): “É preciso desenvolver no aluno a habilidade de elaborar um racíocinio e fazer uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com