TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materais

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 OBJETIVO 5

2 INTRODUÇÃO 6

2.1 Resistores 6

2.2 Código de cores 7

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9

3.1 Materiais Utilizados 9

3.2 Experimento 9

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 11

5 CONCLUSÃO 13

6 BIBLIOGRAFIA 14

7 ANEXOS 15

Resumo

O resistor é um dispositivo bastante utilizado em equipamentos elétricos e circuitos eletrônicos, cujas aplicações principais são: geração de calor, limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão. Seu funcionamento baseia-se na resistência à passagem da corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tensão em seus terminais. Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas. A realização da prática experimental propõe a utilização do código de cores dos resistores e a utilização do multímetro para medidas de resistência elétrica e através deste conhecer seus valores teóricos e práticos.

OBJETIVO

O objetivo principal deste experimento é utilizar o código de cores dos resistores para medidas de resistência elétrica, fazer a leitura de cores de resistores de acordo com tabela, calcular seus valores teóricos e seus limites de tolerância. Aprender manusear o instrumento de medidas conhecido como multímetro e com isso fazer aferição dos resistores e comparar valores obtidos teoricamente com valores obtidos através da leitura do multímetro.

INTRODUÇÃO

Resistores

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm [Ω], onde encontramos como múltiplos mais usuais:

Quilo-ohm (KΩ) : 1KΩ = 10³ Ω

Mega-ohm(MΩ) : 1MΩ = 106 Ω

Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Seu funcionamento baseia-se na resistência à passagem da corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tensão em seus terminais. Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas. Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas são utilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados.

Classificamos os resistores em dois tipos, sendo fixos e variáveis. Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado, enquanto as variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel. Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potência elétrica dissipada.

Exemplo: Tomemos um resistor de 100Ω ± 5% - 0,33W. Isso significa que possui um valor nominal de 100Ω, uma tolerância sobre esse valor de mais ou menos 5% e pode dissipar uma potência de no máximo 0,33 watts. Dentre os tipos de resistores fixos destacamos os de fio, de filme de carbono e de filme metálico.

Alguns resistores são longos e finos, com o material resistivo colocado ao centro, e um terminal de metal ligado em cada extremidade. Este tipo de encapsulamento é chamado de encapsulamento axial. Resistores usados em computadores e outros dispositivos são tipicamente muito menores, pois são frequentemente utilizada tecnologia de montagem superficial (surface-mounttechnology), ou SMT, esse tipo de resistor não tem “perna’’ de metal (terminal). Resistores de maiores potências são produzidos robustamente para dissipar calor de maneira mais eficiente, mas seguem basicamente a mesma estrutura.

Código de cores

Os valores ôhmicos dos resistores podem ser reconhecidos pelas cores das faixas em suas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representam um número, conforme a figura 1 (anexo).

A primeira faixa de um resistor é interpretada como o primeiro algarismo do valor ôhmico da resistência do resistor. A segunda faixa fornece o segundo algarismo. A terceira faixa é chamada de fato multiplicativo e não é interpretada do mesmo modo. O número associado à cor do multiplicador nos informa quantos "zeros" devem ser colocados após os dígitos que já temos.

A quarta faixa (se existir), é a faixa de tolerância. Ela nos informa a precisão do valor real da resistência em relação ao valor lido pelo código de cores. Isso expresso em termos de porcentagem.

Multímetro

Um dos aparelhos usados para medir corrente elétrica é chamado de multímetro, ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho que mede diferentes grandezas concernentes a uma corrente elétrica, tais como intensidade, voltagem, resistência etc. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.

O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores análogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferidos para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis. 

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Materiais Utilizados

Multímetro;

Resistores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com